A nim, ou Azadirachta indica, é uma planta nativa de países da Ásia, como a Índia. A espécie é conhecida por suas propriedades medicinais e seu uso na composição de diferentes produtos, como remédios e inseticidas. No decorrer da matéria, conheça mais características sobre essa planta, seus benefícios e veja como cultivá-la corretamente.
Características da árvore nim
Nativa da Índia e de outros países asiáticos, a árvore de nim é popular na agropecuária, por ser um inseticida natural. Com crescimento rápido, a planta pode atingir de 15 a 30 metros de altura, se destacando com sua copa frondosa e frutos.
A espécie possui fácil cultivo, tolerando ambientes secos e com deficiência de chuva. Além disso, tolera solos pobres de nutrientes e degradados. As suas raízes são bastante numerosas e profundas, por isso pode oferecer problemas, quando próximas a construções.
A árvore de nim também é popular por ter todas as suas estruturas utilizáveis, já que suas folhas, frutos, sementes e a madeira possuem diversas utilidades. A planta, por exemplo, tem propriedades que são utilizadas na medicina, cosmética e em produtos para combater insetos e pragas.
Como cuidar da árvore nim
A árvore nim é resistente e não oferece muito trabalho durante o cultivo. No entanto, nos primeiros anos do plantio, a espécie necessita de alguns cuidados básicos para atingir a fase adulta de forma saudável. A seguir, conheça algumas dicas essenciais de como cultivá-la:
- Irrigação: as mudas jovens de nim precisam receber irrigação de forma regular. Já a árvore adulta não necessita de rega, pois é bastante resistente.
- Solo ideal: a planta se adapta bem a diferentes tipos de solos, no entanto, prefere locais com substrato mais arenoso e bem drenável.
- Luminosidade: nos primeiros anos de cultivo, as mudas precisam ficar em locais sombreados. Quando adultas, devem ficar sob sol pleno, já que a árvore aprecia locais com muita luminosidade.
- Adubação: por ser resistente, a nim não necessita de adubações frequentes. Faça o uso de adubos apenas se a árvore estiver com dificuldade para crescer ou estiver doente.
- Podas: a poda é ideal para delimitar a área do crescimento da nim. Porém, precisa ser feita de maneira adequada, para não prejudicar a saúde da planta.
- Local de cultivo: a espécie precisa crescer em locais abertos e com muito espaço, já que tem raízes aparentes, assim como uma copa bastante cheia. A nim precisa ficar longe de grandes centros urbanos, construções e calçadas. Em algumas cidades o cultivo também é proibido.
Por fim, a árvore de nim também produz frutos, que começam a surgir entre três e quatro anos depois do plantio. A floração costuma acontecer entre os meses de dezembro e janeiro.
Mais informações e curiosidades sobre a árvore nim
Além de todas as dicas anteriores, você também pode conferir mais informações e curiosidades sobre a árvore de nim. Assim, você poderá cultivar sua muda com sucesso. Acompanhe:
1. A nim é uma planta tóxica?
A espécie não oferece toxicidade para os humanos, mas não é muito comum o consumo no Brasil. Apenas em países da África as pessoas estão mais acostumadas a comer os frutos, quando maduros.
2. Quais os benefícios da espécie?
A nim é uma planta medicinal que oferece diversos benefícios, sendo popular, principalmente, na medicina. As folhas tratam eczema, psoríase e outras doenças de pele. Além disso, o óleo da planta é usado para tratar os cabelos, desintoxicar o sangue e ainda equilibrar os níveis de açúcar no organismo. As propriedades da espécie quando adicionadas em xaropes, também se mostram eficazes para combater bronquite, sinusite e asma.
3. Pode comer o fruto da planta?
Os frutos de nim maduros são comestíveis, já que possuem uma polpa doce. Apesar disso, assim como qualquer árvore silvestre, é preciso fazer o consumo apenas com orientação de um profissional da área alimentícia.
4. Como fazer inseticida de nim?
De acordo com o produtor agrícola, Tsuyoshi Kawamura é fácil utilizar o nim como inseticida. Para isso, basta utilizar as folhas in natura da planta, na quantidade de 150 gramas para 1 litro de água. A composição deve ser batida no liquidificador até formar um extrato. Para fazer a aplicação, basta deixar o extrato descansar após 24h, coar e depois colocar em um pulverizador. Após esse processo, faça a aplicação diretamente nas plantas.
Gostou das dicas? Agora ficou fácil fazer o cultivo da árvore nim! Lembre-se apenas que o plantio é indicado para grandes espaços, como sítios ou propriedades rurais.
Outra planta que também é de fácil cultivo é a plantago. Ela também é medicinal e sob orientação médica, pode oferecer benefícios à saúde.