Se você gosta de realizar o cultivo de hortaliças, então, certamente, gostará de cultivar pimentão! Com o nome científico Capsicum annuum, esse tipo de pimenta é bastante popular na culinária e tem um sabor único. Além disso, a planta é fonte de vitaminas, fortalece a imunidade e traz inúmeros benefícios à saúde. Ficou curioso? Então, confira, neste guia, dicas valiosas de como plantar pimentão em casa e ter sucesso na colheita!
Como plantar pimentão: passo a passo com 10 dicas valiosas

O pimentão é uma hortaliça pertencente à família das solanáceas, a mesma do tomate e da batata. A planta, que é nativa das Américas, é uma das mais populares do mundo, sendo cultivada desde os tempos pré-históricos. Hoje em dia, para ter sucesso no cultivo, basta ter atenção à luminosidade, às regas e também fazer adubações corretamente. A seguir, confira o passo a passo de como plantar pimentão:
1. Época de plantio
O melhor momento para iniciar a plantação de pimentões em casa é no início da primavera e início do verão. Isso porque os meses de agosto a fevereiro são os mais quentes, favorecendo o desenvolvimento ideal das mudas. Para regiões de clima frio, como o Sul do país, a dica é cultivar em um ambiente climatizado, como em estufas.
2. Semeadura

O cultivo de pimentão por sementes é a maneira mais fácil de iniciar o cultivo da planta. Para isso, retire as sementes do fruto e deixe-as secar por alguns dias em um papel toalha. Em seguida, após a secagem completa das sementes, faça o plantio em copos descartáveis ou bandejas.
3. Solo ideal
O cultivo da espécie em um solo de boa qualidade é um dos segredos para ter sucesso na colheita. Por isso, faça o plantio em um solo aerado, soltinho, bem drenável e rico em matéria orgânica. Segundo o biólogo Anselmo Arthuso, o substrato também deve receber calcário, que irá equilibrar a acidez e favorecer o vegetal na absorção de nutrientes.
4. Transplante das mudas
Após o nascimento das mudas feitas a partir das sementes, é hora de realizar o transplante para um local definitivo. Dessa forma, faça essa mudança quando as mudas atingirem cerca de 10 cm de altura, ou tiverem aproximadamente 30 dias. Nesse momento, é preciso fazer o plantio com cuidado, não enterrando demais as raízes das mudas sob a terra.
5. Cultivo em vaso

O pé do pimentão pode crescer de 40 cm a até 1 metro de altura. Por isso, o cultivo em vaso tem que ser adequado para ele se desenvolver corretamente. Além disso, as raízes da planta também precisam de espaço durante o cultivo. Assim, faça o plantio em vasos de 50 a 60 cm de altura.
6. Tutoramento

Apesar de apresentar um bom crescimento, o pé de pimentão precisa de tutoramento das suas mudas. Essa técnica garante que a planta cresça de forma adequada, mas também sustente seus galhos e frutos no futuro. Por isso, mantenha o vegetal apoiado sobre estacas de bambu ou madeira, evitando, assim, que os galhos quebrem com o excesso de peso.
7. Luminosidade
A presença da luz solar influencia diretamente na produção de flores e frutos do pimentão. Então, faça o cultivo em locais abertos que recebam pelo menos 4 horas de sol diárias. O ambiente também precisa ser bastante arejado.
8. Irrigação

No cultivo em vasos, a espécie precisa de atenção nas regas, que devem ser frequentes. Dessa forma, faça a irrigação de maneira diária, sempre com o auxílio de um regador. Para ajudar na manutenção da umidade, use ainda uma cobertura morta, como grama seca, sobre o solo.
9. Adubação
O uso de adubos orgânicos para hortaliças favorece o bom desenvolvimento do vegetal e garante frutos vigorosos. Por isso, durante o cultivo, utilize adubos como esterco bovino, húmus de minhoca ou bokashi. Faça a aplicação no momento do plantio e depois somente em 30 ou 35 dias.
10. Colheita

Depois de seguir todos os cuidados adequados, o pé de pimentão produzirá frutos em cerca de 110 dias. A planta ainda pode produzir frutos depois da primeira colheita por um período maior, que pode durar até 4 meses.
“Uma curiosidade é que, apesar de possuir diversos tipos e cores, os pimentões não têm diferença quanto ao cultivo. Os vegetais vermelhos e laranjas, por exemplo, são considerados frutos maduros e apresentam sabor mais suave. Já o fruto na cor verde é colhido precocemente, pois ainda está em processo de amadurecimento”.
Gostou de todas as orientações? Seguindo cada dica valiosa, certamente você terá sucesso no cultivo do pimentão e ainda poderá desfrutar de seus benefícios para a saúde. Além disso, o vegetal é o queridinho dos pratos culinários. Outra planta ideal para ter na horta de casa é a cebolinha, um outro tempero popular que também é muito fácil de cuidar!