A arruda, ou Ruta graveolens, é uma planta nativa da Europa, que possui inúmeras propriedades medicinais. A erva é uma boa escolha para quem deseja cultivar temperos em casa, já que é resistente e fácil de cuidar. Além disso, para algumas culturas, a planta é utilizada para atrair sorte e proteção ao ambiente. A seguir, acompanhe dicas do engenheiro-agrônomo Henrique Figueiredo para cultivar a arruda em casa!
Como cuidar da arruda

A arruda é uma planta aromática que tem forte simbolismo e também oferece benefícios à saúde. Segundo o engenheiro-agrônomo Henrique, do Viveiro Cariri, a espécie possui propriedades medicinais e atua como vermífugo, analgésico, anti-inflamatório, além de ter função repelente. A seguir, acompanhe mais dicas valiosas do especialista para cultivar a arruda em casa corretamente:
1. Luminosidade
A iluminação na medida certa é essencial para que a arruda cresça e produza ramos em fartura. Segundo Henrique, a erva aprecia ambientes de pleno sol. “Se você mora em um apartamento, procure colocar o vaso de arruda na sacada, em local que ela receba 4 horas de sol diário”, recomenda.
2. Irrigação
“A arruda é uma planta que deve ser regada todos os dias”. Ainda segundo o especialista, é preciso ter atenção para irrigá-la apenas quando o solo estiver seco. Em momentos em que a terra está úmida, não é necessário fazer a irrigação.
3. Adubação

O uso de adubos em temperos e ervas ajuda no desenvolvimento durante o cultivo. No entanto, Henrique lembra que a arruda é uma planta rústica e, por isso, não é necessário fazer adubações frequentes. “Adubos como farinha de osso, húmus de minhoca e esterco de gado vão muito bem no cultivo da espécie”, complementa.
4. Solo ideal
Assim como a maioria das plantas cultivadas em vaso, a arruda aprecia um solo leve, bem drenável e rico em matéria orgânica. Conforme o especialista, a erva não tolera “solos encharcados demais”, sendo necessário fazer o cultivo em vasos com um sistema de drenagem adequado.
5. Como fazer mudas
A erva se multiplica a partir de suas estacas (galhos). Para fazer novas mudas, Henrique recomenda a retirada de galhos de 15 a 20 cm. Em seguida, basta espetá-los no substrato, com terra comum e areia grossa de construção. Em algumas semanas, as estacas já estarão enraizadas.
6. Como fazer podas

A poda de manutenção é a mais indicada para o cultivo da arruda. Dessa forma, sempre que necessário, remova galhos e folhas secas com uma tesoura limpa e esterilizada. O especialista lembra que a retirada de galhos “ajuda a melhorar o desenvolvimento de novos brotos na planta”.
7. Pragas mais comuns
Apesar de a arruda ser conhecida por repelir insetos, durante o cultivo ela também pode sofrer com o ataque de pragas e, entre elas, se destacam os pulgões, as cochonilhas e as lagartas. Para combatê-las, basta usar óleo de neem, que possui uma boa eficácia.
Gostou de todas essas dicas certeiras do Henrique? Agora você já sabe como cuidar corretamente da arruda e expandir o cultivo de temperos em casa. Que tal aprender também a como plantar fisális? Afinal, ela também oferece benefícios à saúde e possui nutrientes essenciais para o corpo.