A cebola é uma das hortaliças mais populares do mundo e, no Brasil, está presente em diferentes pratos da culinária local. Ideal para dar sabor e aroma a diversos alimentos, ela ainda oferece benefícios à saúde, já que é rica em vitaminas e bastante nutritiva. A seguir, aprenda como plantar cebola-de-cabeça de um jeito fácil e prático. Veja também orientações para cuidar da planta em casa.
Como plantar cebola-de-cabeça com dicas práticas
A cebola, ou Allium cepa, é uma hortaliça fácil de plantar e não exige tantos cuidados durante o cultivo. No entanto, assim como a maioria das plantas, ela precisa de atenção em alguns fatores para crescer e se desenvolver corretamente. A cebola-de-cabeça, por exemplo, necessita de cuidados na irrigação e na adubação para produzir bulbos grandes e saudáveis. A seguir, acompanhe dicas valiosas para cultivar a hortaliça em sua casa:
Quando plantar
A cebola se desenvolve bem durante períodos de clima ameno, por isso ela deve ser plantada durante os meses de outono e inverno. A semeadura da planta pode ser feita entre abril e maio, já o transplante de pequenas mudas, entre o fim de junho e início de julho. Caso deseje fazer o cultivo de sementes diretamente no solo, faça o plantio no mês de maio.
Tipos de plantio
A cebola-de-cabeça pode ser cultivada por meio da semeadura + transplantio, semeadura direta e plantio de bulbos. A semeadura + transplantio consiste no plantio de sementes em sementeiras, e o replantio das mudas, que acontece em seguida. Essa técnica exige bastante cuidado e atenção, principalmente nos primeiros dias após o nascimento das mudas.
A semeadura direta consiste em semear as sementes da cebola diretamente nos canteiros definitivos. Já o plantio dos bulbos é uma forma mais prática de cultivo, pois demanda a plantação das cebolas com um tamanho significativo diretamente no solo.
Espaçamento das mudas
Após o transplantio das cebolas, seja pelas mudas ou pelos bulbos, a distância adequada é essencial para a planta se desenvolver corretamente. Dessa forma, garanta uma distância de 15 a 25 cm entre as plantas e de 0,6 a 0,9 m entre as fileiras. Caso prefira a plantação em vasos, escolha recipientes com 15 cm de largura e 25 cm de profundidade.
Solo ideal
Para a hortaliça se desenvolver bem, é preciso que o solo seja bem drenado, e rico em matéria orgânica. Além disso, o substrato deve ser arenoso e argiloso, que favorece um bom desenvolvimento das suas raízes e bulbos.
Adubação
A adubação da cebola-de-cabeça é essencial para que os bulbos cresçam durante o cultivo. Por isso, faça a adubação com esterco de curral ou com esterco de galinha, ambos bem curtidos. Se preferir, você também pode usar adubos industrializados, como o NPK, próprio para hortaliças. Faça a aplicação antes do transplantio das mudas, no canteiro, garantindo que elas já cresçam em um solo bem nutrido.
Temperatura
A planta se desenvolve bem em diferentes regiões do país e consegue sobreviver a diferentes temperaturas. No entanto, é aconselhável garantir um cultivo entre os 13 °C e 28 °C. Em regiões muito frias, como o Sul do país, faça o plantio após o período das geadas.
Luminosidade
Assim como a maioria das hortaliças, a cebola precisa de luz solar direta durante o cultivo. Dessa forma, ofereça à planta pelo menos de 6 a 8 horas de sol pleno por dia.
Irrigação
A frequência de irrigação no cultivo da cebola depende do solo e do clima. Dessa forma, regule as regas da planta, realizando regas leves em períodos mais chuvosos e frios, e regas abundantes durante o verão, na época mais quente. O período de crescimento dos bulbos da planta também deve receber mais água para garantir uma boa colheita.
Quando colher
Após seguir todos os cuidados adequados, a colheita ocorrerá de 100 a 180 dias depois do plantio. Normalmente, a cebola está pronta para a colheita quando suas folhas ficam amolecidas e secas.
Pragas mais comuns
Mesmo com toda atenção e cuidado, é comum que pragas possam surgir durante o cultivo da cebola. Entre as mais incidentes estão a Mosca Minadora, a Larva-Arame, a Lagarta Rosca e a Lagarta das Folhas. Para combatê-las, é preciso usar produtos químicos disponíveis em lojas agropecuárias especializadas.
Uma técnica menos nociva para o meio ambiente é a rotação de cultura, que consiste em plantar outras hortaliças junto à cebola. Essa condição irá interromper os ciclos de vida das pragas e garantir um bom desenvolvimento de todos os cultivares.
Limpeza do canteiro
Por fim, para ter uma colheita de sucesso, mantenha sempre limpos os canteiros ou vasos da cebola-de-cabeça. Retire plantas daninhas e invasoras para que a hortaliça cresça e se desenvolva em um local arejado.
Gostou das dicas de como plantar cebola-de-cabeça? Agora não tem desculpa para não ter sua própria horta em casa, não é? Outra planta que também é fácil de cuidar é o alho. Ele também é nutritivo e representa um tempero saboroso para ter em casa!