A lichia é uma fruta tropical bastante popular no Brasil, principalmente na época do verão. A árvore, embora tenha um crescimento lento, é fácil de cuidar e pode render frutos saborosos, que também são muito nutritivos. Confira, a seguir, dicas de como plantar lichia e veja os principais benefícios da fruta!
Benefícios da lichia
A lichia ou Litchi chinensis é uma fruta nativa da China, mas cada vez mais conhecida na América do Sul. No Brasil, ela se adapta bem ao clima tropical, preferindo ambientes quentes e úmidos. Durante o seu cultivo, a espécie apresenta grande porte e pode ultrapassar mais de 10 metros de altura.
Com frutos doces e levemente ácidos, a lichia possui muitos nutrientes. A polpa da fruta, por exemplo, é rica em vitaminas, ferro, magnésio, potássio, fibras e cálcio. Para a saúde, a frutífera também oferece benefícios, já que previne doenças do fígado, ajuda a controlar a glicemia e ainda fortalece o sistema imunológico.
Como plantar lichia em casa
Para acertar na hora de cultivar a lichia, é preciso ficar atento a alguns cuidados básicos. A árvore, por exemplo, deve receber boa luminosidade para produzir frutos e também precisa de irrigação adequada, durante os primeiros meses após o plantio. A seguir, aprenda como plantar a fruta corretamente em casa!
Tipo da fruta
O primeiro passo para cultivar a lichia é escolher o tipo da fruta para plantar. As principais variedades são as de frutos maiores e com caroços grandes, como as espécies Bengal e Brewster. Se preferir, você pode cultivar a árvore de frutos menores, como a lichia Americana.
Como fazer mudas
A melhor forma de propagar a lichia é por meio da alporquia, ou seja, através do plantio dos ramos da planta. Estes precisam ter de 1,5 a 2,5 cm de diâmetro. O plantio com os ramos precisa ser feito no verão, quando a umidade está alta, o que favorece o enraizamento. As novas mudas costumam surgir após 75 dias e devem ser plantadas em sacos plásticos. Por fim, faça o plantio definitivo das pequenas árvores após 12 meses.
Cultivo das novas mudas
Após cerca de 1 ano, com as mudas prontas para o plantio definitivo, respeite o espaçamento entre as plantas em seu pomar ou quintal. É importante que cada árvore esteja a 12 metros de distância uma das outras. A cova também precisa ser grande, com 60 cm de profundidade e 60 cm de largura.
Solo ideal
O solo da lichia é muito importante para garantir que a árvore cresça e se desenvolva bem nos seus primeiros anos de vida. Dessa forma, ofereça à planta um substrato bem drenado e rico em matéria orgânica.
Adubação
A adubação da lichia também favorece o crescimento da árvore e, posteriormente, a sua produção de frutos. Durante o cultivo, adube com esterco de curral ou com esterco de galinha, ambos bem curtidos. Faça a aplicação a cerca de 60 cm, ao redor da árvore.
Irrigação
As regas da lichia precisam ser regulares e sem exageros, para que o solo fique úmido e não encharcado. Logo após o plantio da árvore em um local definitivo, regue pelo menos duas vezes por semana. No verão, a intensidade da irrigação deve aumentar.
Luminosidade
A lichia necessita de sol para crescer saudável e se desenvolver corretamente. Por isso, faça o plantio em locais com sol pleno e com grande presença de luz durante o dia. Lembre-se que a falta de luminosidade interfere diretamente na produção de frutos, que tendem a diminuir.
Colheita
Depois de seguir todos os cuidados listados acima, a colheita de lichia, plantada por meio de mudas, ocorre após 5 ou 6 anos. Por meio do plantio direto das sementes, esse tempo tende a ser maior, a partir de 10 anos. Os frutos surgirão entre os meses de dezembro e janeiro, no verão.
Por fim, após a colheita, lembre-se de consumir rapidamente a lichia, já que sua durabilidade é de poucos dias. Para prolongar esse tempo, vale a dica de guardar a fruta sob refrigeração.
Como plantar lichia em vaso com caroço
Além do cultivo da lichia diretamente no solo, com suas mudas, é possível ainda plantar a árvore em vaso, por meio dos seus caroços. Essa técnica é ideal para quem tem menos espaço em casa, no entanto, requer alguns cuidados importantes. Abaixo, confira cada um deles:
- Escolha do vaso: para o plantio da lichia em vaso, prefira um recipiente grande com pelo menos 50 litros de capacidade.
- Drenagem do vaso: o vaso da lichia precisa de boa drenagem, por isso use no fundo do recipiente pedriscos ou argila expandida e manta bidim.
- Substrato: use um bom substrato durante o cultivo, que seja rico em matéria orgânica. Dê preferência ao uso do húmus de minhoca ou ao esterco bovino.
- Covas: para o plantio com o caroço da fruta, faça covas com 3 dedos de profundidade, no centro do vaso.
- Irrigação: após o plantio, regue a cada 2 dias para que o solo fique sempre úmido.
- Local ideal: coloque o vaso em um ambiente de claridade, para que as sementes possam germinar corretamente. A brotação ocorre de 15 a 20 dias, depois do plantio.
Gostou das dicas? De maneira fácil e com os cuidados adequados, você já sabe como plantar lichia em casa e aproveitar dos seus benefícios! Caso queira aumentar a variedade de frutas em seu pomar, aprenda a plantar também a fisális.