O tomate (Solanum lycopersicum) é um dos frutos mais populares do mundo. A espécie possui mais de 10 mil variedades, com tamanhos e sabores únicos. Nativo da América do Sul, o vegetal também é rico em nutrientes essenciais para o corpo e muito utilizado na culinária. A seguir, acompanhe dicas e tutoriais de como plantar tomate em vaso de forma prática e que garanta uma ótima colheita!
Como plantar tomate: 10 dicas de cultivo valiosas

Iniciar o cultivo de tomate em vaso exige alguns cuidados básicos para que a planta produza uma boa quantidade de frutos. A espécie precisa, por exemplo, de bastante luz solar para produzir flores, assim como irrigações na medida certa para gerar frutos suculentos. A seguir, acompanhe tudo o que você precisa saber para fazer o plantio corretamente:
1. Época de plantio
O melhor momento para iniciar o plantio de tomate em casa é no início da primavera, entre os meses de setembro e dezembro. A planta também pode ser cultivada no início do outono, evitando, assim, a presença de frio constante e de geadas.
2. Tipo de tomate

Após escolher a época ideal do plantio, é preciso decidir qual a variedade de tomate que se pretende plantar. No Brasil, os tipos mais populares e consumidos são o tomate Longa Vida, o Italiano, o Santa Cruz, o Cereja e o Sweet Grape.
3. Semeadura

Uma das formas mais práticas de iniciar o cultivo do tomate é por meio de suas sementes. Para isso, basta retirá-las do fruto maduro e deixá-las secar em um papel toalha por alguns dias. Após esse período, realize o plantio em copos descartáveis ou bandejas próprias para as mudas.
Vale lembrar ainda que em gardens e floriculturas também é possível encontrar opções certificadas de sementes, que possuem informações como tempo de germinação e duração média da colheita. Além disso, nesses espaços é fácil encontrar mudas com cerca de 10 cm e 5 folhas cada, o que é ideal para quem deseja iniciar o cultivo imediatamente.
4. Transplante das mudas

Depois de cultivar as mudas por meio da semeadura, é preciso transplantá-las para um vaso definitivo. Para isso, utilize vasos largos, com cerca de 50 a 60 cm de altura. Uma dica é fazer a mudança das mudas no começo do dia ou em dias mais frescos.
5. Solo ideal
Um solo de boa qualidade favorece o desenvolvimento ideal do tomateiro. Por isso, ofereça à planta um substrato profundo, drenável e rico em matéria orgânica.
6. Adubação
Para a adubação do tomateiro, dê preferência a adubos orgânicos, como esterco bovino bem curtido, bokashi ou húmus de minhoca. Faça a aplicação no momento do plantio e depois a cada 30 dias. O uso de calcário ou farinha de ossos no momento do plantio também traz benefícios à planta a longo prazo.
7. Tutoramento das mudas

Assim como o pimentão, o tomate precisa de tutoramento das suas mudas. Isso garante que o tomateiro cresça de maneira adequada e também sustente seus frutos no futuro. Dessa forma, mantenha a planta apoiada ou amarrada em estacas de bambu ou de madeira.
8. Irrigação
O tomate gosta de um substrato levemente úmido, mas não deve ser encharcado. No início do cultivo, realize as irrigações diariamente. Já para mudas maiores, faça regas moderadas e espaçadas, de 3 a 4 vezes por semana. No verão, é preciso ter ainda mais atenção às regas, já que a planta pode murchar mais rapidamente com o excesso de calor.
9. Luminosidade
Assim como a maioria das hortaliças que produzem frutos, o tomate deve receber bastante luz solar durante o cultivo. Assim, ofereça à planta no mínimo 4 horas de sol direto por dia. A ausência de luminosidade adequada pode diminuir a quantidade de frutos e atrair pragas e doenças.
10. Colheita

Por fim, após seguir todos os cuidados adequados, é possível realizar a colheita dos frutos de 60 a 90 dias depois do plantio. No entanto, é importante lembrar que esse tempo pode mudar conforme o tipo de tomate escolhido.
Mais dicas de como plantar tomate
Depois de conferir as orientações de como plantar tomate em vaso, acompanhe os vídeos a seguir com mais dicas e tutoriais de como cultivar o fruto. Veja opções de cultivo em vaso, garrafa pet, e muito mais!
Dicas práticas de como plantar tomate
Nesse vídeo do engenheiro florestal Murilo Soares, você vai aprender tudo sobre o plantio do tomate, assim como técnicas de cultivo, como solo ideal e iluminação. O vídeo ainda ensina como preparar o substrato corretamente.
Aprenda a fazer o tomate produzir mais
Nesse vlog do youtuber Victor, você vai aprender truques e formas práticas para garantir uma colheita com muitos frutos. O vídeo traz um passo a passo valioso de como fazer um adubo poderoso com farinha de ossos.
Como plantar tomate em garrafa pet
O plantio de tomate em garrafa pet é uma forma acessível e sustentável. Neste vlog, você acompanhará um passo a passo de como fazer o plantio por meio das sementes. O vídeo também traz dicas sobre o substrato ideal e o tutoramento das mudas por meio de estacas de madeira.
A partir de todas essas dicas e orientações de como plantar tomate em vaso, certamente você conquistará uma colheita farta no futuro. Que tal aprender também a como plantar pimentão? O vegetal é nutritivo e uma ótima combinação para uma salada orgânica!