Cultivar verduras e legumes é uma excelente maneira de enriquecer o cardápio com alimentos nutritivos e saudáveis. A vagem é uma leguminosa ideal para ser cultivada em hortas, pois exige poucos cuidados e pode ser colhida rapidamente. Além de ser de fácil cultivo, a planta oferece muitos benefícios à saúde, sendo rica, principalmente, em vitaminas e minerais. A seguir, acompanhe o passo a passo de como plantar vagem em casa e tenha uma colheita de sucesso!
O que é a planta vagem
A vagem, ou Phaseolus vulgaris, é uma planta herbácea pertencente à família das leguminosas. Considerada uma planta anual, a espécie cresce em formato de trepadeira, podendo atingir até 2 metros de altura.
Nativa da América Central, a vagem possui folhas verdes e caules dobráveis. Seus frutos são em formato de vagem – uma pequena camada de tecido fibroso que recobre os grãos da planta. Cada grão possui uma tonalidade esbranquiçada, semelhante aos grãos de feijão.
Principais benefícios da vagem
A vagem oferece muitos benefícios para a saúde e se caracteriza por ser uma leguminosa nutritiva. A planta é rica em cálcio, potássio, flúor e ferro. Além disso, possui vitaminas importantes para o bom funcionamento do organismo, como as vitaminas A, C, B1 e B2.
Além de ser rica em nutrientes, a espécie oferece energia para o dia a dia, sendo fonte de proteínas e carboidratos. Ela também auxilia no fortalecimento dos músculos, previne problemas intestinais, fortalece a imunidade e ainda combate a anemia.
Dicas certeiras de como plantar vagem
Não é difícil plantar vagem e aproveitar de todos seus benefícios, pois ela é uma leguminosa resistente e fácil de cultivar. No entanto, para ter sucesso na colheita, é preciso ter atenção à época de plantio e ficar atento ao clima. A seguir, confira dicas práticas para cultivá-la em casa:
Adubação
A leguminosa aprecia substratos ricos em matéria orgânica, com nutrientes como o nitrogênio. Dessa forma, adube com húmus de minhoca ou outro composto orgânico, como o esterco bovino.
Luminosidade
A planta deve permanecer sob sol pleno e precisa receber grande luminosidade ao longo do dia. Em locais de sombra, a espécie tem um desenvolvimento menor e, dessa forma, pode não produzir frutos saudáveis.
Temperatura
A vagem é exigente quanto ao clima e prefere regiões mais quentes. Assim, ela aprecia locais com temperaturas entre 21 e 25ºC.
Solo ideal
O substrato para o cultivo deve ser fértil e bem drenado. O solo também precisa ser rico em matéria orgânica, já que a planta necessita de grande quantidade de nutrientes para crescer e frutificar.
Espaçamento
Um bom espaçamento entre as mudas é essencial para o cultivo da vagem. É recomendado estabelecer uma distância de 50 cm entre cada cova e garantir uma profundidade de até 2,5 cm. Cada cova pode receber de 3 a 4 sementes.
Releação
A releação é um processo de escolha das mudas mais fortes que surgem durante o cultivo. A partir dessa técnica, você deve selecionar as mudas de vagem mais saudáveis para permanecer em cada cova. Geralmente, as melhores mudas possuem um tamanho maior e tem entre 3 a 4 folhas, com tonalidade mais esverdeada.
Quando plantar
Nas regiões mais quentes do país, a planta deve ser cultivada entre os meses de abril e junho. Já em locais mais frios, como a região Sul, faça o cultivo de agosto a março.
Colheita
A colheita das vagens acontece entre 60 a 90 dias após o plantio.
Sementes
Por fim, a escolha das sementes também é essencial para ter uma boa colheita, por isso escolha aquelas com boa procedência. Dê preferência a embalagens que contém informações como o tempo de germinação e instruções sobre o plantio.
Seguindo todas essas dicas de como plantar vagem, certamente você terá uma colheita farta e cheia de frutos! Que tal aprender também a como plantar alface? Essa folhagem é rica em nutrientes e também é muito fácil de cultivar!