O cultivo de frutas, verduras e hortaliças é uma ótima maneira de ter sempre alimentos saudáveis e frescos em casa. Por isso, se você deseja iniciar uma horta, deve saber como plantar batata-doce. O tubérculo exige poucos cuidados, é resistente, nutritivo e ainda pode trazer inúmeros benefícios à saúde. Ficou interessado? Então conheça a seguir, dicas profissionais para cultivar essa planta em sua casa!
Dicas profissionais de como plantar batata-doce
Nativa dos Andes, a batata-doce (Ipomoea batatas) também é conhecida como batata-da-terra, batata-da-ilha e jetica. A hortaliça é uma das mais cultivadas no país devido a sua boa adaptação ao clima e a sua produção, que acontece rapidamente. A seguir, acompanhe dicas do engenheiro-agrônomo, Henrique Figueiredo, do Viveiro Cariri, para aprender a como plantar batata de um jeito fácil e prático!
Preparação do solo
“O solo para o plantio da batata-doce pode ser bem básico. Prefira solos mais arenosos que são melhores em questão de drenagem e contribuem para um desenvolvimento lateral das raízes da planta”. Ainda segundo o especialista, para quem irá fazer o plantio de forma mais amadora, basta usar terra comum com areia grossa. Essa mistura será o suficiente para o tubérculo crescer saudável.
Irrigação
De acordo com Henrique, a planta “aprecia regas leves e frequentes no início do cultivo, ou seja, nas primeiras semanas, após o plantio”. Essa irrigação inicial é essencial para que o tubérculo comece a emitir raízes. O especialista ressalta que o solo precisa ficar “ligeiramente úmido” para que não aconteça a desidratação da planta.
Luminosidade
Assim como a maioria das hortaliças, a batata-doce deve ser cultivada em locais com bastante luminosidade e sol direto. Conforme o especialista, a planta precisa de no mínimo de 6 a 8 horas de sol por dia.
Adubação
Durante o cultivo da batata-doce, o adubo é essencial para que as suas raízes se desenvolvam corretamente. Henrique indica tanto o uso de adubos orgânicos, como o bokashi, farinha de ossos e esterco curtido, quanto o uso de adubos químicos, como o NPK e o osmocote.
Local ideal de plantio
Além de um local bem iluminado, a batata-doce também precisa de bastante espaço para produzir seus ramos e raízes. Dessa forma, prefira o plantio em canteiros, com aproximadamente 30 cm de altura. O espaçamento deve ser de 80 cm entre cada canteiro e de 30 cm entre cada muda. Segundo o engenheiro agrônomo, o cultivo em vaso também é comum, mas para isso é necessário utilizar vasos grandes, de cerca de 20 litros.
Como plantar batata doce com os brotos
O plantio da batata-doce ocorre por meio de seus brotos que surgem nas raízes. Dessa forma, antes de plantar as novas mudas diretamente no vaso, cultive os ramos em sementeiras, para garantir que elas cresçam saudáveis. Após esse período, quando as plantas estiverem com 20 a 25 cm de comprimento, realize o transplante para o solo.
Época do plantio
Segundo Henrique, “os meses de outubro a dezembro são bons para o plantio devido às chuvas e o calor predominantes. Em regiões mais frias, o aconselhável é o plantio de variedades de ciclo curto, que irão favorecer a colheita”.
Época da colheita
“Uma vez realizado o plantio da batata-doce podemos ter a colheita com aproximadamente de 90 a 150 dias, dependendo da variedade escolhida para o cultivo”. O especialista ressalta ainda que o manejo adequado é essencial para garantir que a colheita ocorra no tempo certo.
Como colher a batata-doce
Por fim, depois de seguir todos os cuidados adequados, a hora de colher também precisa de atenção, já que os tubérculos são delicados. Assim, faça a colheita quando o solo estiver mais solto e úmido. Primeiro, retire as videiras e, em seguida, cave os canteiros com cuidado, retirando as raízes uma a uma.
Apesar da batata-doce ser resistente, a broca-de-raíz é uma das pragas mais comuns que atacam a produção. Infelizmente, não é possível combatê-la diretamente, já que não existe um inseticida eficaz para esse tipo de praga. No entanto, para evitar o problema, garanta sempre uma irrigação adequada. Afinal, o solo úmido evita a formação de rachaduras, que são a principal porta de entrada para o inseto.
Principais benefícios da batata-doce
A batata-doce é bastante nutritiva e oferece inúmeros benefícios ao corpo, auxiliando também na dieta de quem busca uma alimentação mais saudável. O tubérculo, por exemplo, é rico em nutrientes como ferro, cálcio, vitamina C, vitamina B6 e magnésio.
Para a saúde, a batata-doce equilibra os níveis de glicemia, é uma fonte saudável de energia, e ajuda a regular o intestino. Além disso, controla a pressão arterial, elimina toxinas acumuladas no organismo e ainda possui propriedades anti-inflamatórias.
Gostou das dicas do Henrique? Agora você já sabe como plantar batata-doce de um jeito fácil e prático. Outro tubérculo que também não exige muitos cuidados e é bastante nutritivo é a mandioca. A planta é fonte de vitaminas, minerais, fibras e carboidratos!