O bambu-da-sorte (Dracaena sanderiana) é uma planta tropical ideal para a decoração de interiores. Popular no paisagismo e no Feng Shui, a espécie atrai prosperidade, fortuna e boas energias. Apesar do nome, a variedade não é considerada um bambu, mas sim uma espécie de dracena. A seguir, acompanhe tudo o que você precisa saber para cultivar o bambu-da-sorte em casa!
Curiosidades sobre o bambu-da-sorte

O bambu-da-sorte é uma planta nativa da África, no entanto, é bastante popular na tradição chinesa. Para algumas culturas, ela traz grande simbolismo e atrai sorte e prosperidade. Além disso, a planta também representa novos ciclos e, por isso, é considerada uma boa opção de presente para quem está iniciando novas etapas na vida.
Para o Feng Shui, o bambu-da-sorte também possui outros significados. Segundo a filosofia, as hastes do bambu, por exemplo, possuem diversos simbolismos: uma haste: traz simplicidade; duas hastes: traz sorte no amor; e três hastes: representam felicidade e riqueza.

No paisagismo, o bambu-da-sorte é considerado uma planta de fácil cultivo, e por isso é ideal para quem está iniciando na jardinagem. A espécie, aliás, não é exigente com cuidados diários e, dessa forma, vai bem tanto no cultivo em terra como na água. Na decoração, a variedade é versátil e é ideal para compor salas de estar, escritório, halls de entrada e mesas de centro.
O bambu-da-sorte também pode decorar áreas externas, como jardins e varandas. No entanto, nesses casos, deve receber luz indireta com claridade, mas sem sol direto.
Como cuidar do bambu-da-sorte

O bambu-da-sorte é de fácil cultivo, no entanto, precisa de atenção em alguns cuidados básicos para crescer de forma saudável. A iluminação adequada, por exemplo, é essencial para garantir folhas verdes e vistosas, assim como o bom crescimento da planta. A seguir, confira dicas valiosas para ter sucesso no cultivo:
Luminosidade
O bambu-da-sorte aprecia locais de meia-sombra e com luz indireta. Dentro de casa, faça o cultivo próximo a janelas e gire o vaso da planta algumas vezes por semana, para garantir que a claridade atinja as folhas igualmente.
Adubação
O adubo é essencial para garantir um bom desenvolvimento do bambu-da-sorte, por isso, faça adubações mensalmente. Use fertilizantes industrializados, como o NPK 10-10-10 ou adubos próprios para orquídeas. Se preferir, utilize também adubos orgânicos, como o bokashi ou o húmus de minhoca.
Irrigação
O bambu gosta de solos úmidos, mas não encharcados. Dessa forma, regue de 2 a 3 vezes por semana. Segundo o engenheiro-agrônomo Gaspar Yamasaki, dê preferência à água filtrada e sem a presença de cloro, que pode amarelar as folhas da planta.
Solo ideal
O substrato ideal para o bambu-da-sorte deve ser bem nutrido e aerado, o que garantirá um bom escoamento da água. Dessa forma, faça uma mistura de terra vegetal de qualidade com areia grossa de construção.
Vaso ideal
Faça o cultivo da planta em vasos fundos, assim o bambu irá se desenvolver corretamente com o passar dos anos. Para o plantio em água, dê preferência a vasos transparentes, onde é possível acompanhar o desenvolvimento das raízes. Faça a limpeza desse recipiente a cada 2 ou 3 dias para evitar o surgimento de insetos.
Poda
A poda é bem-vinda no cultivo do bambu-da-sorte. Com uma tesoura esterilizada, retire folhas amareladas ou secas sempre que necessário.
Mudas
A espécie se multiplica por meio do plantio de suas estacas. Para fazer mudas, corte uma haste saudável, garantindo que ela possua pelo menos um nó. Depois, coloque a estaca na água ou em solo úmido. A nova muda começará a enraizar em cerca de 3 a 4 semanas.
Gostou das dicas de cultivo e das curiosidades sobre o bambu-da-sorte? Além de ser uma planta linda, ela é cheia de simbolismo e, dessa forma, pode trazer prosperidade para o seu lar. Outra planta que também simboliza boas energias é o lírio-da-paz, ideal para ambientes internos.