O lírio-da-paz é uma planta que tem se tornado cada vez mais popular na decoração de casas e jardins. Com o nome científico Spathiphyllum wallisii, a espécie possui flores brancas e delicadas que não passam despercebidas. Versátil e fácil de cuidar, ela também é ideal para quem está iniciando no mundo da jardinagem. A seguir, acompanhe dicas preciosas para ter sucesso no cultivo dessa bela planta em casa:
Características do lírio-da-paz
Nativo da Ásia e América Central, o lírio-da-paz é uma planta ornamental que exige poucos cuidados no dia a dia. Além de suas folhas verde-escuras exuberantes, ela chama a atenção com suas flores brancas.
Cada flor possui uma haste floral, e uma única pétala chamada de espata. Essa característica faz com que a planta lembre uma bandeira hasteada, e por isso é comum que em algumas culturas ela simbolize a paz.
Na decoração, o lírio-da-paz pode ser cultivado tanto dentro de casa como em jardins. A flor fica linda em vasos, jardineiras, e em forrações. Além disso, é uma boa opção para decorar a base de muros, combinada com outras espécies de folhagens.
Como cuidar do lírio-da-paz
O lírio-da-paz é de fácil cultivo, no entanto precisa de alguns cuidados para crescer saudável. A iluminação e a adubação, por exemplo, são essenciais para a espécie florir corretamente. A seguir, confira dicas da jardineira, Angela Cristina, da loja Flor de Camomyla, para ter sucesso no cultivo da planta:
- Rega: ela aprecia o substrato úmido, mas não encharcado. Segundo Angela, para saber a frequência das irrigações basta usar a técnica do “dedo no solo” para conferir a umidade: “ao colocar o dedo no substrato se ele sair sujo, não é preciso regar; caso saia limpo, é hora de fazer a irrigação”.
- Luminosidade: “a espécie é de meia-sombra, e deve receber sol no início da manhã ou no final da tarde. No restante do dia, a plantinha precisa ficar em local sombreado”.
- Solo ideal: “o solo deve ser capaz de manter a umidade, mas não deve ser muito seco”, afirma a especialista.
- Adubação: “use esterco bovino e restos de cinzas, pois elas são ricas em nutrientes que estimulam a floração”, garante Angela.
- Floração: a espécie floresce duas vezes por ano, no verão e no inverno. Também é comum as flores surgirem no início da primavera.
- Pragas: “as cochonilhas e os ácaros são as pragas mais comuns do lírio-da-paz. A dica é usar um bom substrato para que a planta cresça com boa imunidade”.
- Podas: “deve ser apenas de limpeza, com a retirada de folhas e flores secas”.
- Muda: a espécie se multiplica por meio da divisão de touceiras, que originam pequenas plantas jovens.
Com essas dicas da Angela, você já está pronto(a) para cultivar o lírio-da-paz em casa. Lembre-se que a flor fica linda em diversos ambientes, e pode trazer ainda mais beleza a sua decoração.
Principais dúvidas sobre o cultivo do lírio-da-paz
Na hora de cuidar de uma nova planta, é comum surgirem algumas dúvidas. Pensando nisso, confira mais algumas orientações da jardineira Angela Cristina para não errar no cultivo da flor:
1. O lírio-da-paz é venenoso?
Segundo a especialista, “o lírio-da-paz é uma planta tóxica, e por isso deve ficar longe do alcance de crianças e animais de estimação”. Na hora de realizar as podas, também é necessário o uso de luvas.
2. Qual o significado espiritual da planta?
“A espécie simboliza paz, harmonia, pureza e inocência. Além disso, ela combate o mau olhado e traz energias positivas para dentro de casa”. Ainda de acordo com Angela, para quem deseja ter sucesso, o ideal é ter um lírio-da-paz dentro de casa.
3. Onde posso cultivar o lírio-da-paz?
O lírio pode ficar tanto no jardim como dentro de casa, já que se adapta bem tanto em áreas externas como internas. No entanto, a especialista lembra que dentro de casa, a plantinha deve ser mantida próxima à janela, para receber luminosidade na medida certa.
4. O lírio-da-paz pode ficar no sol?
É preciso evitar que a flor receba sol direto, entre às 10h e às 16h. Segundo Angela, o sol forte pode queimar as folhas da planta.
5. Qual o preço de uma muda da lírio-da-paz?
Em gardens e floriculturas a muda tem um preço acessível. Em média, uma muda em vaso custa entre R$15,00 e R$20,00.
6. Qual a diferença entre o lírio-da-paz e a flor copo-de-leite?
Por fim, a principal diferença entre as plantas está no formato de suas flores. Enquanto o lírio-da-paz possui flores com pétala mais alongada e lanceada, o copo-de-leite possui inflorescências em formato de cálice ou taça, que são mais delicadas.
O local de cultivo das espécies também é distinto. O lírio gosta de ambientes mais sombreados e não tolera altas temperaturas. Enquanto isso, o copo-de-leite é nativo de regiões tropicais e por isso suporta ambientes com temperaturas mais quentes.
Gostou das dicas? Com essas orientações ficou fácil cultivar o lírio-da-paz. Essa flor realmente é linda e ainda pode trazer paz e prosperidade para a sua casa.
Outra planta que também é cheia de simbolismo é a Zamioculca. Ela é fácil de cuidar e tem folhas exuberantes.