Certamente o seu jardim vai ficar ainda mais bonito com a presença da dipladênia, (Mandevilla splendens). A planta é uma trepadeira ornamental com flores delicadas e perfumadas. Nativa da América do Sul, a espécie também é fácil de cultivar e garante um belo efeito na decoração, tanto em ambientes internos, como externos. A seguir, conheça dicas valiosas para cultivar a flor em sua casa:
Características da dipladênia
A dipladênia é uma planta ornamental que tem ganhado cada vez mais espaço na decoração. Nativa da América do Sul e, inclusive, de regiões do Brasil, a variedade também é chamada popularmente de mandevilla, tutti-frutti, jardim-brasileiro e jasmim-de-madagascar.
As suas flores são o grande charme do seu cultivo e é comum encontrá-las nas cores branco, vermelho, amarelo, rosa-claro e rosa-choque. O formato das inflorescências se assemelha a uma trombeta, o que também chama a atenção.
Na decoração, a espécie é considerada uma planta versátil, dessa forma, ela é ideal para decorar portões, muros, arcos, treliças e pergolados. Além disso, é uma boa opção para quem busca ter um jardim tropical em casa.
A dipladênia também fica linda em vasos suspensos. Para esse tipo de cultivo, a jardinista Flávia Kremer indica o corte das suas ramificações, assim a flor crescerá de maneira uniforme. Segunda a especialista, com essa técnica a planta permanecerá sempre formosa e florida.
Como cuidar da dipladênia
A dipladênia é uma planta rústica e perene, por isso é possível cultivá-la por longos anos em casa. Apesar disso, os cuidados ainda são necessários para que ela possa crescer saudável e bonita. Abaixo, confira algumas orientações valiosas de cultivo da flor:
- Rega: a dipladênia aprecia solo úmido, mas não encharcado. No verão, a irrigação pode ser feita a cada 2 dias, já no inverno, a cada 4 dias.
- Adubação: a espécie pode receber adubos orgânicos ou industrializados. Faça a aplicação durante a primavera e o verão para estimular o crescimento e a floração.
- Solo ideal: Segundo o jardineiro Henrique Buttler a flor precisa de um solo bem drenável, por isso ele indica o uso de cascas de árvores e manta bidim no fundo do vaso. Esses materiais evitam o encharcamento do substrato.
- Luminosidade: De acordo com o engenheiro florestal, Murilo Soares, a planta precisa de pelo menos de 4 a 6 horas de sol direto por dia. Afinal, essa condição é essencial para que ela possa crescer e florescer.
- Mudas: a espécie se multiplica através de sementes ou estacas (galhos). Para o plantio das estacas é necessário usar o tamanho de 10 cm e colocá-los diretamente em solo fértil e bem drenável. Nas primeiras semanas, as mudinhas precisam ficar em ambiente de sombra.
- Floração: a dipladênia tem um período longo de floração, que se inicia na primavera e pode durar até o outono.
Por fim, as podas também são essenciais para garantir a saúde da planta. Dessa forma, retire folhas e galhos secos durante o cultivo. Os últimos meses do inverno são ideais para fazer a limpeza da flor, assim ela crescerá saudável na próxima estação.
Dúvidas e outras curiosidades sobre o cultivo da dipladênia
Na hora de cultivar uma nova planta em casa, é preciso estar cercado de boas informações sobre ela, não é? Pensando nisso, confira, a seguir, mais curiosidades sobre a dipladênia, e outras dicas importantes de cultivo:
1. Qual o significado de cultivar a dipladênia?
Segundo algumas culturas, a dipladênia ajuda a superar problemas no amor e no trabalho. Além disso, algumas pessoas acreditam que ter a plantinha em casa favorece a superação de momentos difíceis.
2. A dipladênia é tóxica?
A variedade é tóxica, por isso é preciso ter atenção durante o cultivo. Assim, para evitar problemas, é necessário deixá-la longe de crianças e de animais de estimação. Além disso, é necessário sempre lavar as mãos ao podá-la.
3. Quantas horas de sol a flor precisa?
Por ser uma espécie nativa de regiões tropicais, a dipladênia necessita de bastante luz direta para crescer. Assim, garanta que a planta receba de 4 a 6 horas de sol direto diariamente. No cultivo em ambientes internos, coloque a flor próxima a locais bem iluminados, como as janelas.
4. Que tamanho a planta pode chegar?
Por ser uma trepadeira, a dipladênia pode crescer muito ao longo dos anos. Se plantada diretamente no solo, ela pode chegar a quase 2 metros de altura.
5. Quais são as pragas mais comuns da dipladênia?
Cochonilhas e pulgões são as pragas que mais podem atacar a plantinha. Para combatê-las basta usar óleo de Neem, que costuma ser muito eficaz. No entanto, para evitar que os insetos retornem, é necessário garantir que a flor esteja sempre saudável, com rega e adubação sempre em dia.
Com essas dicas valiosas, ficou fácil cultivar a dipladênia, não é? A flor certamente trará alegria e beleza para o seu jardim! Outra planta que também tem flores lindas e é de fácil cultivo é o lírio-da-paz. Sem dúvidas, é uma boa escolha para completar a sua decoração.