A chuva preta provocada pela foligem de queimadas não é a mesma da chuva preta provocada pelos poluentes, que normalmente chamamos de chuva ácida.
Nesse artigos, vamos explicar o que é a chuva preta e como ela pode afetar sua hora, jardim, plantas de casa e paisagismo.
Afinal, o que é chuva preta?
A fumaça que conseguimos ver no céu, que cobre os prédios, junta com uma frente fria, pode trazer a chuva preta, um fênomeno que não é bom pra ninguém, para plantas e nós humanos.
A chuva preta é formada por foligens de queimadas, além da queima de materiais orgânicos, como carvão e petroléo e também restos de madeira e resíduso agrícolas.
O contato do pingo da água com a foligem, escurece a gota tornado-a preta e ao cair na terra pode trazer diversos problemas para as plantas e também ao solo.
Os principais impactos negativos da chuva preta
Bloqueio da fotossíntese
A fuligem proveniente de queimada acumula nas folhas das plantas, impedindo a luz solar atrapalhando diretamente o processo de fotossíntese, que é fundamental para o desenvolvimento das plantas;
Modificação da terra
Como tudo em excesso faz mal, a fuligem na terra também afeta negativamente alterando a textura e diminuindo a retenção de água e aeração do solo;
Elementos contaminantes
Não é qualquer queimada, mas geralmente, a fuligem pode trazer poluentes tóxicos, geralmente formada pela queima de materiais como borracha (pneus) e resídos agrícolas, prejudicando todo o ecossistema.
Mas não é de tudo ruim
As cinzas da chuva preta pode ser rica em minerais e pode conter nutrientes como potássio e cálcio, se for em quantidade moderada, pode ser saudável para nutrir o solo e favorescer o crescimento, mas salientamos, em quantidade moderada.
Separamos 3 benefícios da chuva preta para as plantas
- Enriquecimento do solo:
Os nutrientes trazidos pela chuva preta, contêm fósforo, cálcio, magnésio e potássio, que são elementos essenciais para o crescimento das plantas, que atuam como fertilizantes naturais. - Correção do PH do solo:
Quando o solo está muito ácido, com PH abaixo de 7, com a chuva ácida, pode ocorrer uma correção natural tornando-o mais alcalino. O solo com ph entre 5,5 e 6,5 é o ideal para plantar, e acima de 7 é considerado alcalino; - Conservação da umidade:
Dependendo da terra, as gotas da chuva preta pode melhorar as condições do solo, auxiliando naretenção de água, que pode ser muito interessante em lugares mais secos.
Tudo varia muito da quantidade de fuligem e cinzas trazidas pela chuva preta e principalmente a origem dos elementos queimados.
Quando há situações de contaminação, a queimada irá gerar uma fuligem tóxica que faz muito mal para a saúde, principalmente humana, nesse caso não há benefícios e obviamente para as planta também
Conclusão
A chuva preta quando gerada pela queimada da cana de açucar ou mato seco pode trazer benefícios ao solo, porque carrega minerais que são nutrientes importantes para o crescimento das plantas.
O excesso da fuligem sufoca a planta, porque impede a luz solar e consequentemente a fotossíntesse.
Quando contêm substâncias tóxicas chegam a contaminar o solo ou tornando-o impróprio para o plantio, porque altera até o PH.
Portanto é fundamental monitorar os efeitos da chuva preta e garantir que a quantidade de fuligem não esteja atrapalhando o equillibrio de nutrientes do solo e principalmente as plantas.
Se a chuva preta afetou o seu solo, então, para corrigir, leia o artigo sobre bokashi, que pode ser um grande aliado na correção.