Quem tem uma hora na sua casa, sabe o quanto é legal colher ervas frescas para consumo da família e colocar um manjericão no molho de tomate então, é um sabor incomparável.
Dentre os temperos que são fáceis de plantar em casa, o manjericão se destaca pelos benefícios a saúde, pois é fonte de cálcio, zinco, manganês, potássio, ferro e magnésio e também vitaminas, como A, B, C, E e K.
O manjericão aumenta a imunidade, diminui o cansaço, combate a insônia e ate a depressão. Muito utilizado na cura de laringite e faringite, reduz febre e até alivia enxaquecas.
Agora que você está convencido que é o tempero que não pode faltar na sua casa, está na hora de ler as dicas que preparamos de como plantar manjericão em casa.
Como plantar manjericão em vaso
Em vaso é a forma mais fácil de ter esse delicioso tempero em casa, pela sua praticidade, para isso, separemos 3 dicas para você:
- Forre o fundo com brita para facilitar a drenagem, manjericão adora água, mas odeia terra alagada;
- Coloque subtrato de boa qualidade no vaso, com a mão, faça uma cova rasa, plante a mudinha e complete com subtrato até a borda do vaso;
- Regue bastante, mas sempre a terra, manjericão não gosta de água em sua folhas.
Agora que está plantado no vaso, coloque-o num lugar com boa luminosidade, como janela ou varanda, que forneça sol de 4 horas no mínimo e luz indireta no restante do dia.
Como fazer mudas de manjericão
Há duas formas de você plantar manjericão na sua casa, através de sementes e de mudinhas feitas a partir de estacas.
Para plantar sementes, o ideal é fazer a semeadura num vaso e depois que estabelecida a muda, transplantar para um canteiro que receba luz solar.
Quando a muda tiver uns 10 cm de altura, retire-a do vaso e plante diretamente no solo, com uma distância de 20 cm de uma para a outra.
Se voce quiser plantar estacas de manjericão, selecione um galho saudável de 15 cm de tamanho, com uma ferramenta higienizada, corte-o da planta.
Retire do galho todas as folhas da metade do galho pra baixo, deixe somente a parte de cima com folhas, dessa forma, você estimula o crescimento direcionando a energia da planta para o enraizamento.
Coloque a estava num vaso com água limpa, se preferência água da chuva que não possui cloro, e diariamente troque a água por uma semana.
Você irá perceber que a cada dia, nascerá e crescerá as raizes na estaca, e após 7 dias, já está pronta para ser plantada na terra.
Dicas que fazem toda diferença
- Colha as folhas com o dedo ou tesoura, mas não retire mais de 30% das folhas do pé, porque o manjericão precisa de energia para se reestabelecer, e isso é feito através da fotossíntese nas folhas.
- Após plantado, 3 meses já pode iniciar a colheita, o pé deve media 1 metro de altura;
- A medida que a muda vai crescendo, é importante direcionar o crescimento verticalmente, para evitar que cresça torto e em contato com o solo;
- Quando aparecer as flores brancas e pequenininhas, corte-as imediatamente com uma tesoura, elas impedem o crescimento, utilizando muita energia da planta.
- A falta de água, faz o pé de murchar, regue abundamente o a terra e observe que após umas horas, a erva estará reestabelecida.
- As folhas com fungos, aquelas que molharam, fica com pintas pretas, (como dissemos, manjericão não gosta de água nas folhas) retire todas as folhas danificadas, com fungos e secas;
- Regue a planta em dias alternados em estações quentes e duas vezes por semanas em estações frias;
- Setembro é o mês mais indicado para plantar ou transplantar o pé de manjericão;
- O solo deve ter um PH entre 6 a 8;
Tipos de manjericão
Manjericão Toscano Roxo
Essa varidade é a que mais demora para florescer, possui folhas roxas largas e ramificada, é bastante saborosa e muito utilizada na alta gastronomia em preparos como ensopados de carne e saladas.
Manjericão Gemini
Muito utilizado no preparo de molho pesto. Essa variedade tem a broração horizontal. As folhas verdes brilhante são pequenas e retas. Indicado para quem mora em apartamentos, pois se adapta bem em vasos.
Manjericão Canella
Veio do México para o Brasil e desperta a curiosidade o aroma muito parecido com a canela, As folhas verdes e ovais e as flores roxas e também podem ser consumidas. Indicamos para preparos de saladas e drinks com infusões frias.
Manjericão Folha de Alface
Essa especíe tem a maior folha de todos, por isso ganhou esse nome, muito utilizado em pizzas. É uma planta resistente as adversidades do tempo e condições climpaticas. A folha é verde e rugada, tornando-a uma linda erva.
Manjericão Gennaro de Menta
Veio da Itália para o Brasil, muito saboroso e com lindas flores. Muito utilizado na gastronomia gourmet nos preparos de salada com tomate (um casamento perfeito) e queijo muçarela, mas deve ser utilizado com moderação devido seu alto teor de estragol.
Manjericão Rubi
Com folhas roxas e largas em formato oval, possui sabor discreto, menos acentuado quando comparamos com as espécies de folhas verdes. Pode ser consumido fresco, em omeletes e molhos.
Manjericão Grecco a Palla
Essa espécie tem as folhas pequenas e muito aromáticas que lembra o cravo da índia. A planta se desenvolve paracendo um bonsai, que inclusive, pode ser utilizada para ornamentação e decoração de ambiente internos e externos.
Manjericão Limoncino
Essa variedade possui folhas verdes e tamanho médio, com aroma que nos lembra o limão e justamente por essa caratecterística deixa um sabor refrescante. Aconselhamos plantar em horta por ter um caule grande, não indicado para vasos.
Adubação
A cada 40 dias, coloque em volta do pé 2 colheres de húmus de minhoca. Com ferramentas de jardinagem, dê uma afogfada na terra, deixando-a aerada, pois a terra muito compactada pode sufocar a planta.
Após a adubação regue em seguida com água, se preferência, água da chuva.
O Bokashi tem macros e micros nutrientes super importantes para atender as necessidades da planta, indicamos uma colher a casa 20 dias, alternando com o húmus de minhoca.
O manjericão é uma planta exigente quanto a terra, precisa ser rica em matéria orgânica, um solo bem drenado e aerado.
Conclusão
O manjericão é uma planta fácil de ter em casa ou apartamento, se adapta bem a vasos e hortas e até floreiras.
Não gosta de misturar com outras espécies de hortaliças e temperos, quer exclusividade, mas tem uma exceção, ele é casado com o tomate desde o nascimento.
Sim, o tomate pode ser plantado junto com o manjericão, eles se dão bem da horta ao preparos de pratos culinários.
Agora que você ja sabe plantar temperos, o que acha de aprender a cultivar plantas cicatrizantes e anti-inflamatórias? acesse nosso blog e saiba tudo sobre dicas, cuidados e adubação.