As plantas são capazes de trazer alegria e cor para os ambientes e podem ser usadas em diferentes tipos de decoração. No entanto, além do seu uso ornamental, muitas oferecem benefícios à saúde. Algumas variedades, por exemplo, possuem propriedades medicinais e terapêuticas que previnem e tratam diversas doenças. Pensando nisso, conheça a seguir 8 plantas cicatrizantes e anti-inflamatórias que você pode cultivar em casa!
1. Camomila
A Camomila ou Matricaria recutita, é uma planta nativa da Europa, conhecida por suas propriedades medicinais e uso terapêutico. Ela possui a qualidade de ser anti-inflamatória, sendo comumente usada para acalmar alergias de pele. Além disso, é uma planta cicatrizante, pois possui propriedades calmantes, como o azuleno e o farneseno, que aliviam vermelhidões, assim como coceiras e brotoejas. Por fim, a erva ainda melhora a digestão, alivia cólicas menstruais e reduz desconfortos gástricos.
2. Aloe vera
A aloe vera, ou Aloe barbadensis miller, é nativa da África e também é conhecida como “babosa”. Ela tem como principal característica as suas folhas suculentas, que possuem uma substância gelatinosa, que guarda os seus principais nutrientes. Como cicatrizante, a espécie auxilia na redução de cortes na pele e queimaduras. Além disso, favorece a produção do colágeno e, dessa forma, melhora o processo de cicatrização dos tecidos.
A aloe vera também possui propriedade anti-inflamatória, que ajuda na melhora da pele, reduzindo problemas como inchaços e dermatites. A erva ainda contém nutrientes hidratantes e calmantes.
3. Calêndula
A calêndula, ou Calendula officinalis, é uma planta muito comum em produtos naturais responsáveis por cuidar da pele. Nativa do Mediterrâneo, ela é de fácil cultivo e tem flores alaranjadas que se assemelham a margaridas. Como erva medicinal, ela se destaca por ser anti-inflamatória, e reduz principalmente irritações de pele e dermatites. Outro benefício é a sua função cicatrizante, capaz de curar cortes, feridas e queimaduras, e estimular a renovação das células.
4. Arnica
Nativa da Europa, a arnica ou Arnica montana, é uma planta que se destaca em todo o mundo por suas propriedades curativas e terapêuticas. Ela tem como principal caraterística a sua função anti-inflamatória, capaz de diminuir inflamações de pele, inchaços, assim como hematomas. Também é comum o seu uso para reduzir dores musculares e contusões.
Por fim, como cicatrizante, a espécie atua na cicatrização de feridas superficiais da pele, garantindo também uma boa renovação dos tecidos.
5. Orégano
Com o nome científico Origanum vulgare, o orégano é uma planta europeia, popular na culinária, porém é rica em nutrientes que favorecem o seu uso terapêutico e medicinal. Afinal, a erva fortalece o sistema imunológico, tem propriedades antifúngicas, e auxilia no bom funcionamento do organismo. A espécie também tem substâncias anti-inflamatórias que diminuem infecções no corpo e aliviam as dores. Uma curiosidade é a sua função antibacteriana, com a presença dos elementos naturais carvacrol e timol, que combatem infecções.
6. Lavanda
Nativa do Mediterrâneo, a lavanda, ou Lavandula spp, se destaca por ser um elemento comum em produtos para a pele, como perfumes e óleos essenciais. Ela possui propriedades calmantes, antioxidantes e é capaz de melhorar a qualidade do sono. Outra característica é a sua função de combater inflamações na pele, sendo eficaz para cicatrizar pequenas feridas e queimaduras. A erva também possui função antisséptica, e por isso atua contra irritações de pele causadas por insetos, como os pernilongos.
7. Manjericão
Popular em pratos da culinária brasileira, o manjericão, ou Ocimum basilicum, é uma erva medicinal nativa da Índia. A espécie é rica em nutrientes essenciais para a saúde, como ômega-3, cálcio, magnésio, ferro e cobre, além das vitaminas A, C e K. Entre os seus principais benefícios estão a capacidade de fortalecer a imunidade, melhorar a função digestiva e reduzir sintomas de gripes e resfriados. Além disso, o manjericão tem função antibacteriana, antifúngica, cicatrizante e anti-inflamatória.
8. Sálvia
A sálvia, ou Salvia officinalis, é uma erva comum na culinária, mas também se destaca com seu uso terapêutico, principalmente, no preparo de óleos essenciais. Originária da Europa, ela possui mais de 70 compostos naturais que têm função anti-inflamatória e antioxidante. A espécie também possui substâncias anticancerígenas e antimicrobianas, que reduzem infecções e outros problemas causados por câncer, principalmente o de mama e o de cólon.
Gostou das sugestões de plantas cicatrizantes e anti-inflamatórias? Elas são de fácil cultivo e perfeitas para ter em casa. Lembre-se apenas que para desfrutar de seus benefícios, é preciso usá-las sob orientação médica.
Leia também:
Adubo para hortaliças: conheça 4 opções ideais para as suas plantas
Como plantar hortelã em garrafa pet: passo a passo + dicas valiosas
[…] Se você gostou, leia tambem tambem: 8 plantas cicatrizantes e anti-inflamatórias que você precisa ter em casa […]
[…] que você ja sabe plantar temperos, o que acha de aprender a cultivar plantas cicatrizantes e anti-inflamatórias? acesse nosso blog e saiba tudo sobre dicas, cuidados e […]