A hortelã é uma planta fácil de cultivar nativa da Europa. A espécie é muito usada na culinária para temperar pratos e aromatizar sucos, drinks e sobremesas. Além disso, a erva possui propriedades medicinais que auxiliam na saúde e previne doenças. A seguir, acompanhe dicas de como plantar hortelã em garrafa pet e aproveitar todos os seus benefícios.
Vantagens de cultivar a hortelã
A hortelã, ou Mentha spicata, é uma planta herbácea que, além de ser presente na culinária brasileira, oferece inúmeros benefícios à saúde. A erva é fonte das vitaminas A, B6, C e K e possui propriedades antifúngicas, antioxidantes e anti-inflamatórias.
A erva também auxilia no tratamento de algumas doenças, previne o câncer e reduz os sintomas de gripes e resfriados. É comum o seu uso para melhorar o sistema digestivo e auxiliar na cura de problemas respiratórios. Além disso, a hortelã tem propriedades antibacterianas que reduzem bactérias da boca, trazendo proteção para os dentes e a gengiva.
Como plantar hortelã em garrafa pet
Plantar hortelã em garrafa pet é uma forma prática de iniciar a sua horta em casa e também uma maneira sustentável de reaproveitar materiais que iriam para o lixo. Abaixo, você vai conferir duas maneiras de plantar a erva nesse recipiente e ainda ajudar o planeta:
Método 1
Neste método, você vai precisar de uma garrafa pet de 2 litros, uma tesoura, uma faca, substrato de boa qualidade, adubo, pedriscos, manta bidim (ou tecido de TNT) e uma muda de hortelã.
1. Corte a garrafa pet ao meio com o auxílio da tesoura, e descarte a parte superior.
2. Com auxílio da faca, faça furos na parte inferior da garrafa, para garantir a drenagem do solo.
3. Coloque os pedriscos no fundo da garrafa, e em seguida posicione por cima um pedaço da manta bidim ou tecido TNT.
4. Em seguida, acrescente um substrato de qualidade e adubo, como o húmus de minhoca ou o esterco bovino. Use 1 parte de adubo para 3 partes de substrato.
5. Plante a muda de hortelã. Em seguida, faça a irrigação.
6. Coloque a muda recém-plantada em um ambiente de sombra, e faça regras regulares. Após 2 semanas, transfira a planta para um ambiente de meia-sombra ou de sol pleno.
Método 2
Assim como o anterior, o segundo método de como plantar hortelã em garrafa pet também é simples. Você precisará de 1 garrafa pet de 2 litros, corda ou arame, ferro de solda, tesoura, substrato de boa qualidade e adubo.
1. Com a tesoura, corte a parte inferior da garrafa pet.
2. Posicione a garrafa pet com a parte da tampa para baixo, e com o auxílio do ferro de solda, faça furos de ½ centímetro de diâmetro em todos os lados da garrafa, de forma espaçada.
3. Ainda com o ferro de solda, faça dois furos na parte superior da garrafa. Em seguida, amarre uma corda ou arame, e faça uma alça que será usada para pendurar a garrafa.
4. Através da abertura superior, coloque o substrato e o adubo. Use 1 parte de adubo para 3 partes de substrato.
5. Em seguida, coloque um galho de hortelã em cada furo da garrafa.
6. Por fim, faça a irrigação moderadamente. Depois, pendure a garrafa no local que desejar.
Assim como no primeiro método, as mudas recém-plantadas devem receber mais cuidados nos primeiros dias após o plantio. Por isso, mantenha-as em um ambiente de sombra por 2 semanas e, neste período, faça regas regulares.
Cuidados na hora de cultivar a hortelã em garrafa pet
A hortelã é uma erva fácil de cultivar, porém, assim como a maioria das plantas, também exige alguns cuidados especiais para crescer saudável. A seguir, confira algumas orientações para cultivar a plantinha corretamente:
1. Irrigação
A erva aprecia um substrato mais úmido, mas não tolera o encharcamento do solo. Assim, faça a irrigação com moderação, apenas quando o solo estiver completamente seco.
2. Adubação
O adubo é essencial para a espécie ter folhas grandes e vistosas. No cultivo, utilize adubos orgânicos, como o húmus de minhoca ou o esterco bovino. Faça a aplicação a cada 2 meses.
3. Luminosidade
Prefira o plantio em locais com sol pleno ou meia sombra, com incidência de sol pelo menos 4 horas por dia. Evite o cultivo em locais de sombra excessiva, o que pode atrair fungos e outras doenças para a planta.
4. Substrato
Faça o plantio da hortelã em um substrato bem drenável, poroso e rico em matéria orgânica. Use 3 partes de terra vegetal de boa qualidade com 1 parte de adubo. Se preferir, acrescente 1 parte de areia de construção, para deixar o substrato mais aerado.
Gostou das dicas de como plantar hortelã em garrafa pet? A planta realmente é muito fácil de cultivar e traz benefícios para a saúde. Para deixar a sua horta em casa ainda mais rica, aprenda também como plantar mamão em vaso. Afinal, o fruto também é muito nutritivo.
[…] Como plantar hortelã em garrafa pet: passo a passo + dicas valiosas […]