O plantio de frutas e verduras em casa é uma ótima opção para ter alimentos fresquinhos na mesa e complementar o cardápio de forma saudável. A fisális, ou camapu, é uma fruta ideal para ter na horta, já que é de fácil cultivo e ainda é bastante nutritiva. A seguir, conheça mais detalhes sobre a planta, benefícios e dicas valiosas para cultivá-la!
O que é a fisális
A fisális (Physalis L.) é uma fruta pertencente à família de plantas Solanaceae, a mesma dos tomates. A planta é uma herbácea perene, ou seja, que pode viver por longos anos durante o cultivo. A fisális também é conhecida como camapu, joá e tomate-de-capucho .
Originária da América do Sul, a espécie pode chegar a até 2 metros de altura. O seu fruto, de cor amarela e laranja, é bastante conhecido por seu valor nutricional e ainda oferece inúmeros benefícios à saúde. Além disso, o fruto da fisális tem um sabor levemente ácido, ideal para ser utilizado em receitas de doces e geleias.
Benefícios da fisális
A fisális possui frutos com muitas propriedades nutricionistas e dentre elas se destaca a presença de ferro, fósforo, fibras e as vitaminas A e C. Dessa forma, a fruta oferece alguns benefícios à saúde, como o controle da glicemia e o fortalecimento da imunidade.
A planta também tem a capacidade antioxidante, que ajuda a prevenir o envelhecimento. Além disso, por ser fonte de fibras, regula o colesterol e ajuda a emagrecer. A fisális ainda regula o funcionamento do intestino e combate a pressão alta.
Como cuidar da fisális com dicas valiosas
A fisális é um fruto ideal para ter em casa, já que traz muitas vantagens à saúde. Para crescer saudável e produzir bastante, a planta exige alguns cuidados básicos. Pensando nisso, para ter sucesso em sua plantação, confira as dicas da jardineira Angela Cristina, do Flor de Camomyla:
- Irrigação: “faça a irrigação mantendo o substrato úmido, mas não encharcado, pois o excesso de água pode causar o apodrecimento da planta”, indica a especialista.
- Luminosidade: “prefira o cultivo em meia-sombra, dando preferência ao sol da manhã ou do final da tarde”. Angela ressalta que a fruta não deve receber sol direto por muito tempo, o que pode queimar as suas folhas.
- Solo ideal: a planta aprecia um substrato rico em matéria orgânica, que estimule o seu crescimento. A especialista lembra que um solo nutritivo é essencial para a espécie gerar muitos frutos.
- Adubação: “adube com esterco de vaca ou cinza de fogão a lenha, que é rica em potássio, ideal para estimular a floração”, recomenda.
- Floração: segundo Angela, a fisális costuma florescer de dezembro a junho, entre as épocas mais quentes do ano. Isso porque a espécie não tolera muito bem o frio intenso e geadas.
- Poda: “durante o cultivo retire brotos em excesso, dessa forma ela irá produzir mais frutos”, ressalta.
- Mudas: a melhor forma de multiplicar a fisális é por meio das sementes.
De acordo com especialista, a fisális não é considerada uma planta venenosa. Pelo contrário, “ela tem ação antibacteriana, anti-inflamatória, e antifúngica e, por isso, é uma fruta indicada para ser consumida”
Por fim, lembre-se que o consumo de qualquer tipo de planta deve ser feito apenas com orientação de um nutricionista ou médico especializado. Assim, você irá aproveitar os benefícios da planta de forma saudável e adequada.
Viu como é fácil cultivar a fisális? Essa fruta nutritiva é uma boa escolha para você iniciar a construção de uma horta em casa! Para complementar a ideia, cultive também a batata-doce, que exige poucos cuidados, é resistente e muito nutritiva!
[…] Gostou das dicas? De maneira fácil e com os cuidados adequados, você já sabe como plantar lichia em casa e aproveitar dos seus benefícios! Caso queira aumentar a variedade de frutas em seu pomar, aprenda a plantar também a fisális. […]
[…] boa escolha para ter em casa! Outra planta que também produz frutos deliciosos e saborosos é a fisális. Vale a pena cultivá-la e desfrutar de todos os seus […]