Populares na década de 80 e 90, as samambaias voltaram a ser o centro das atenções na atualidade. Com folhas compridas e um verde exuberante, elas têm ganhado cada vez mais espaço na decoração. A planta também traz beleza e tropicalidade para os ambientes e ainda é de fácil cultivo. A seguir, conheça dicas profissionais para cultivar a samambaia em sua casa:
Características da samambaia
A samambaia é uma variedade de planta comum em países de regiões tropicais e subtropicais, e atualmente está cada vez mais presente nos lares brasileiros. Ao redor do mundo, existem mais de 13 mil espécies de diversos tamanhos e cores. Além disso, acredita-se que a espécie exista na natureza há mais de 200 milhões de anos.
Na decoração, a samambaia se mostra versátil e pode ocupar diversos ambientes da casa, desde que eles sejam bem iluminados. A espécie fica linda, por exemplo, em vasos suspensos, em jardins verticais, assim como em estantes e prateleiras.
Para crescer com saúde e ter folhas longas, é muito importante ter atenção ao local de cultivo da samambaia. Dessa forma, evite colocá-la em locais apertados e que recebam ventos fortes.
Como cuidar da samambaia
Para que a sua samambaia se desenvolva de forma saudável e tenha folhas verdes e vistosas, é necessário estar por dentro de dicas importantes de cultivo. Pensando nisso, a jardineira Angela Cristina, do Flor de Camomyla, compartilha a seguir, algumas orientações valiosas. Acompanhe:
- Rega: segundo Angela, a rega da samambaia deve ser frequente, para manter o substrato úmido. A especialista lembra que a planta é nativa de regiões com umidade e, por isso, é necessário manter essa condição.
- Adubação: “faça a adubação com esterco bovino curtido, que é rico em nitrogênio”.
- Solo ideal: “o substrato precisa manter a umidade”, orienta Angela. Dessa forma, dê preferência a substratos próprios para a espécie.
- Luminosidade: “a planta prefere locais sombreados. Dentro de casa ela precisa ficar em locais com claridade, mas sem sol direto, o que pode queimar as suas folhas”, ressalta a especialista.
- Onde cultivar: faça o cultivo em locais com iluminação indireta, como dentro de casa. Angela indica que a espécie pode ficar, por exemplo, na varanda ou na sala de estar.
- Mudas: “ela se multiplica pela divisão de touceiras”. Cada touceira origina uma nova muda, que pode ser plantada em um vaso com bom substrato.
Por fim, a samambaia é uma das plantas mais antigas do planeta e, por isso, possui muita simbologia. Para algumas culturas, ela simboliza amor, prosperidade e proteção!
Principais tipos de samambaia
Com mais de 13 mil espécies distintas de samambaia presentes na natureza, algumas variedades se destacaram no mercado de flores. Entre as principais estão a avenca e também a samambaia-de-metro. A seguir, conheça mais sobre estes e outros tipos da planta e suas características:
1. Renda-portuguesa
Com o nome científico, Davallia Fejeensis, a renda-portuguesa é de fácil cultivo e tem folhas delicadas, que parecem ser desenhadas. Elas podem ser cultivadas de forma pendente, já que possuem folhas mais volumosas. O seu período de crescimento, que origina folhas jovens e mais bonitas, ocorre na primavera.
2. Avenca
A avenca, ou Adiantum capillus-veneris, tem folhas na tonalidade verde claro e são muito sensíveis e delicadas. É necessário ter atenção na rega para que ela se desenvolva corretamente. Na decoração, ela pode compor ambientes internos e externos (desde que sejam sombreados).
3. Samambaia-de-metro
A samambaia-de-metro, ou Polypodium persicifolium, tem folhas franjadas e longas que chamam a atenção na decoração. É comum que a variedade possa atingir mais de 2 metros de comprimento. O seu local de cultivo precisa ser espaçoso, para que suas folhas cresçam saudáveis e livres.
4. Samambaia-americana
A Samambaia-americana, ou Nephrolepis exaltata, é bastante popular no mercado de flores e se caracteriza por ter folhas mais rígidas e duráveis. Essa condição ocorre devido ao melhoramento genético da espécie. No cultivo, a variedade fica linda em vasos suspensos.
5. Samambaia-havaiana
Conhecida como mini-samambaia ou “marisa”, essa variedade caracteriza por ter tamanho menor do que as demais. Ela possui folhas em um verde claro que oferecem um belo efeito decorativo. No paisagismo, é comum o seu uso em vasos pequenos sob prateleiras e mesas.
6. Variedade azul
Com o nome científico, Polypodium aureum, a variedade azul possui folhas mais curtas e crespas, se destacando com a coloração mais azulada. Para cultivá-la é necessário oferecer um substrato rico em matéria orgânica e garantir que as regas sejam regulares.
Gostou das dicas da Angela? Certamente a sua casa ficará ainda mais bonita com a presença da samambaia. A espécie, além de exigir poucos cuidados, também simboliza proteção e prosperidade. Outra plantinha que emana boas energias é o antúrio. Ela possui diversas cores e variedades.