O alho, ou Allium sativum, é uma hortaliça muito comum como tempero de pratos no Brasil e no mundo. A planta, além de dar sabor aos alimentos, também faz bem à saúde, sendo uma variedade medicinal. Nativo da Ásia Central, o alho é ideal para ter casa, e pode ser cultivado em vasos, canteiros pequenos e até em apartamentos. A seguir, confira dicas profissionais de como plantar alho e aproveitar os seus benefícios:
Dicas profissionais de como plantar alho
O alho é uma hortaliça que possui diversas propriedades medicinais, por isso é boa para cultivar em casa. O vegetal fortalece o sistema imunológico, controla o colesterol e ainda melhora o funcionamento do sistema cardiovascular. Para aproveitar desses e outros benefícios, acompanhe dicas do engenheiro agrônomo, Henrique Figueiredo, do Viveiro Cariri, de como plantar alho corretamente:
Preparação do solo
“O substrato para o plantio de alho pode ser o mais simples possível, com uma mistura de terra comum e esterco de gado curtido”. Ainda segundo o especialista, a proporção deve ser de 2 por 1 (2 partes de terra para 1 parte de esterco). O solo do alho precisa ser leve e não compactado, para que os bulbos se desenvolvam corretamente.
Irrigação
Segundo Henrique, o alho precisa receber regas leves e frequentes: “nos primeiros dias devemos ter cuidado, pois a água em excesso pode apodrecer os bulbilhos. Já a falta dela pode desidratar a planta”. Dessa forma, o engenheiro orienta que o solo precisa ficar levemente úmido nos primeiros 30 dias de cultivo. Após esse prazo, a planta pode receber regas com um intervalo maior.
Luminosidade
O alho aprecia ambientes de sol pleno, espaços arejados e de muita luz. Para quem deseja plantar o vegetal em apartamento, o especialista indica a escolha de um ambiente que pegue pelo menos o sol da manhã ou o sol da tarde.
Onde plantar o alho
Para o plantio em vasos, os recipientes precisam ter de 15 a 20 cm de altura, e também podem ser utilizados outros materiais, como vasos de plástico e garrafas pet. “O plantio também pode ser feito em floreiras, desde que possua um espaçamento mínimo de 10-15 cm entre um dente de alho e outro”, orienta.
Adubação
Assim como a maioria das plantas, o alho também aprecia a adubação orgânica, que é rica em nutrientes e, ao mesmo tempo, sustentável. De acordo com Henrique, no cultivo o vegetal pode receber estercos de gado ou galinha, e também o húmus de minhoca.
Melhor época para o plantio
Segundo o especialista, o cultivo do vegetal acontece o ano todo. No entanto, a hortaliça aprecia um clima mais ameno, e por isso é comum o plantio nos meses de março e abril.
Período da colheita
“A colheita do alho depende um pouco da forma de cultivo. Porém, para uma pessoa que vai realizar um cultivo mais amador, a colheita pode ser feita em um período de 130 a 160 dias depois do plantio”.
Escolha da variedade de alho
O plantio do alho deve ser com a variedade não-hasteada. Esse tipo, além de ser o preferido dos produtores, concentra a sua energia no crescimento dos bulbos e também tolera o armazenamento com mais facilidade.
Como plantar alho: pragas mais comuns
Por fim, mesmo com os cuidados adequados, o alho pode ser suscetível a pragas e doenças. Entre as pragas mais comuns estão o inseto tripes (Thrips tabaci) e o ácaro do chochamento (Eriophyes tulipae), que provocam grandes danos nas folhas da planta. Para combatê-los é preciso aplicar a calda bordalesa, ou a calda sulfocálcica, que repelem e matam os insetos.
Gostou das dicas do Henrique? Agora que você já sabe como plantar alho é só colocar a mão na terra! Outra planta que também é de fácil cultivo e oferece benefícios à saúde é o manjericão. A erva é fonte de cálcio, ferro e vitaminas e, por isso, é ideal para ter em casa!