Se você ama decorar a sua casa com suculentas, saiba que a planta-jade é uma boa opção para a sua coleção. Nativa da África do Sul, essa planta é fácil de cuidar, tem folhas verdes que não passam despercebidas e ainda produz lindas flores. A espécie também é ideal para ser cultivada em vasos ou como bonsai. Ficou curioso? Então acompanhe a seguir dicas profissionais para ter essa suculenta em casa:
Características da planta-jade
A planta-jade, ou Crassula ovata, é uma planta da família das suculentas, originária da África do Sul e de Moçambique. Ela é conhecida popularmente como árvore-da-amizade, bálsamo e bálsamo-de-jardim. Seu cultivo é simples e a variedade se mostra bastante resistente, o que pode garantir que ela viva por longos anos.
Uma de suas principais características são as suas folhas verdes, carnudas e em formato ovalado, que tem grande valor decorativo. No entanto, a planta-jade também possui flores, que são perfumadas, e costumam surgir na primavera e no verão.
No paisagismo, essa suculenta fica linda em vasos grandes e modernos, que valorizam o seu formato de “mini-árvore”. Além disso, alguns jardineiros escolhem cultivá-la como bonsai, já que a planta tolera podas frequentes.
Como cuidar da planta-jade
Embora seja uma suculenta fácil de cultivar, a planta-jade precisa receber alguns cuidados básicos para crescer e produzir suas flores perfumadas. Pensando nisso, confira abaixo, dicas valiosas da jardineira Angela Cristina, do Flor de Camomyla, para cultivar essa bela planta:
- Rega: “a rega deve ser feita somente quando o substrato estiver seco, porque a jade é uma suculenta”. Para saber o momento exato de irrigar, Angela recomenda a técnica do “dedo no solo: “ao colocar o dedo no substrato se ele sair com terra, o solo está úmido e não é preciso regar; caso saia limpo, é hora de fazer a irrigação”.
- Adubação: a especialista recomenda o uso de adubos naturais, como o esterco bovino.
- Solo ideal: “o substrato da planta-jade deve ser soltinho e drenável, específico para cactos e suculentas”, recomenda.
- Luminosidade: por ser uma suculenta, a espécie necessita de muita luminosidade para crescer e se desenvolver. Dessa forma, Angela recomenda o cultivo sob o sol pleno.
- Mudas: segundo a especialista, a jade se propaga por meio de galhos, que geram novas ramificações.
- Podas: de acordo com jardineira, a poda não é necessária. Ela deve ser feita apenas se houver necessidade de controlar o crescimento da planta.
Por fim, é importante lembrar que a planta-jade é uma suculenta venenosa, se ingerida. Por isso ela deve ficar longe de animais de estimação. A dica é mantê-la em vasos suspensos ou em locais altos, como em estantes e prateleiras.
Mais curiosidades sobre a planta-jade
Que tal aprender mais um pouco sobre a planta-jade? Novas informações são importantes para você ter sucesso no cultivo dessa linda suculenta. Abaixo, confira mais “dicas de ouro” da jardineira Angela Cristina:
1. Qual o significado espiritual da planta-jade?
Segundo a especialista, a espécie “traz prosperidade, riqueza e abundância para a vida”. Além disso, também representa uma boa escolha para presentear os amigos, selando o objetivo de desejar coisas boas.
2. O que fazer para a planta florir?
Assim como a maioria das plantas, a jade precisa de sol direto para florir. Angela também recomenda o uso de cinzas (de fogão a lenha) para estimular ainda mais a floração.
3. Como fazer mudas da suculenta?
A especialista recomenda o cultivo de novas mudas através do uso de galhos. Cada galho precisa ser colocado em um substrato bem drenável e rico em nutrientes. Em pouco tempo, novas mudas saudáveis certamente surgirão.
4. A planta-jade pode ficar dentro de casa?
Por fim, a jardineira ressalta que a planta-jade pode ficar dentro de casa, desde que receba luminosidade direta. Dessa forma, faça o cultivo em varandas ou próxima à janela. Angela lembra que caso a suculenta não receba luz o suficiente, ela pode ficar estiolada.
Gostou das dicas? Agora é só escolher o vaso para cultivar a planta-jade e decorar a sua casa ou jardim. Caso queira iniciar uma coleção de novas suculentas, saiba que esse tipo de planta é resistente e fácil de cuidar!