O paisagismo e a jardinagem são conceitos relacionados, porém, são áreas diferentes que compõem o trabalho de muitas profissões. Sendo assim, a definição de ambos costuma gerar certa desinformação, principalmente no meio da construção civil.
Afinal, plantas e árvores são de grande importância nos meios urbanos, já que há uma busca constante para integrar o verde às cidades.
Dito isso, ambas essas áreas possuem um papel de destaque no mundo moderno, para ajudar a civilização a reconectar-se com a natureza, nos permitindo contemplar a beleza da vida em meio ao concreto.
Assim, para conseguir entender melhor a diferença entre ambas as profissões, é preciso olhar mais profundamente para suas funções e atividades. Já que paisagismo e jardinagem são amplamente confundidos por trabalharem com plantas, jardins e espaços abertos.
Sendo assim, para que você saiba diferenciar essas áreas sem erro, separamos ao longo deste artigo o que é o paisagismo e a jardinagem, além de qual as principais diferenças entre eles e qual escolher. Boa leitura!
- O que é o paisagismo?
- O que é a jardinagem?
- Qual a diferença entre paisagismo e jardinagem?
- O que escolher entre paisagismo e jardinagem?
O que é o paisagismo?
Para realizar a integração do verde à paisagem urbana, é preciso planejar seu plantio. Ou seja, não basta adicionar árvores, arbustos e flores aleatoriamente e em qualquer lugar.
Diante disso, é necessário ter conhecimentos específicos para determinar onde cada tipo de planta se encaixa e terá os melhores resultados. Assim, evitando maiores problemas.
Um forte exemplo é que alguns solos não são capazes de suportar certas raízes de árvores. Dessa maneira, não podemos plantar uma árvore da Amazônia no sertão e nem o contrário.
Isso pois há um grande risco de tombamento caso a árvore cresça e se torne muito pesada, colocando vidas e construções próximas em risco.
Sendo assim, o papel do paisagismo consiste em levar a compreensão profunda sobre:
- Plantas
- Árvores
- Condições climáticas
- Condições geográficas
- Solo
- Entre outros
Além disso, o paisagista também é complementar da arquitetura, planejando a escolha das espécies bem como seu posicionamento de acordo com o uso dos espaços, a fauna do local e a arquitetura que os cerca.
Portanto, o paisagista também trabalha no planejamento do restauro de paisagens, praças, parques e ambientes públicos de forma geral.
Ou seja, o paisagista tem um grande papel na recuperação de espaços urbanos.
O que é a jardinagem?
Já a jardinagem, por sua vez, consiste no plantio e cuidado com as plantas e árvores propriamente ditas.
Ou seja, as funções da jardinagem também requerem, portanto, uma vasto conhecimento sobre:
- Diferentes espécies de plantas e árvores
- Solos
- Fertilizantes
- Sementes
- Irrigação
- Poda
- Entre outros
Assim, a jardinagem se concentra na saúde e no desenvolvimento das plantas, realizando as manutenções adequadas para que cresçam de forma saudável. Além disso, também diz respeito a espaços abertos e fechados.
Ou seja, também está presente nos cuidados de plantas domésticas dentro de casa, bem como em plantas presentes em meios urbanos, como ruas, parques, etc.
Por fim, a jardinagem pode ser tanto uma profissão quanto um hobbie, já que existem profissionais da área e pessoas que apenas aplicam seus conhecimentos nos cuidados de suas próprias plantas.
Qual a diferença entre paisagismo e jardinagem?
Para aprofundar mais a diferença entre paisagismo e jardinagem, vamos tomar o conceito da construção civil.
O paisagista realiza um papel semelhante ao do engenheiro civil e arquiteto, realizando projetos e se aprofundando em conceitos que visam uma melhor qualidade de vida e harmonia entre pessoas e plantas.
Enquanto isso, o jardineiro está mais atrelado ao papel da ação. Ou seja, é o jardineiro que provavelmente irá realizar o planejamento desenvolvido pelo paisagista, tal como os construtores civis realizam as obras desenvolvidas pelos engenheiros e arquitetos.
Mas o trabalho do jardineiro não acaba com a finalização da obra. Isso pois a botânica necessita de manutenção para que plantas, árvores e hortaliças cresçam de maneira saudável e não venham a morrer, por exemplo, por não obterem os cuidados exigidos de cada espécie.
Sendo assim, ambas as profissões realizam papéis fundamentais na integração de espaços verdes com seres humanos e no cuidado da vegetação urbana.
O que escolher entre paisagismo e jardinagem?
Por fim, para realizar a escolha certa sobre qual profissional contratar, é necessário levantar duas questões sobre o assunto.
A primeira é que se você pretende realizar um projeto do zero, tal como a construção de um parque, de um jardim de inverno, jardins verticais, entre outros, a contratação de um paisagista é a opção mais adequada.
Porém, se você apenas pretende realizar a manutenção em certos espaços “verdes”, como cortar a grama do seu próprio jardim e podar as árvores, um jardineiro deve ser levado em consideração.
Agora, caso você tenha a jardinagem como hobby e queira realizar a manutenção das suas plantas, conte com os melhores produtos do mercado e dê a elas o tratamento de qualidade que merecem.
Se você gostou, curta nossa página no facebook
[…] Paisagismo e Jardinagem: entenda o que são e quais são suas diferenças […]
[…] Paisagismo e Jardinagem: entenda o que são e quais são suas diferenças […]
[…] Ler mais: Paisagismo e Jardinagem: entenda o que são e quais são suas diferenças […]
[…] Versátil e fácil de cuidar, ela também é ideal para quem está iniciando no mundo da jardinagem. A seguir, acompanhe dicas preciosas para ter sucesso no cultivo dessa bela planta em […]