Existem inúmeras espécies de plantas para jardim que vão levar aquele toque verde e natural para o seu ambiente de relaxamento e aconchego. Assim, dando a oportunidade perfeita para aproveitar seu tempo de paz e desfrutar da natureza.
Porém, para contar com um espaço funcional e belo, é necessário considerar as características da vegetação e do espaço escolhido, como necessidade de manutenção, resistência ao sol e à chuva, porte e tipo de cultivo e se é para um jardim de inverno, externo, vertical, entre outros.
Portanto, para te ajudar a ter as espécies de plantas para jardim certas e ideias ao seu ambiente, separamos ao longo deste artigo algumas dicas sobre as principais escolhas para determinadas situações. Acompanhe:
- Principais plantas para jardim externo
- Principais plantas para jardim de inverno
- Principais plantas para jardim vertical
Principais plantas para jardim externo
Na hora de escolher plantas para jardim externo, é fundamental pensar em espécies presentes naturalmente na flora da sua região, visto que são as espécies com maior favorecimento do clima e ambiente para crescerem de forma saudável e com menor manutenção.
Assim, leve em consideração a escolha de plantas baseando-se principalmente na resistência ao sol e a chuva, dependendo de como é o clima da sua região.
Entre as principais plantas resistentes ao sol, podemos citar:
- Cactos: fáceis de cuidar e apresentam pouca necessidade de manutenção, os cactos armazenam um grande volume de água e podem receber luminosidade direta do sol.
- Suculentas: são plantas desérticas e, por isso, apresentam grande resistência à luz solar, precisando de drenagem apenas uma vez por semana.
- Yucca: uma espécie de arbusto usada como planta ornamental em jardins, em canteiros ou vasos. Apresenta fácil adaptação a diversos climas e é bem resistente ao sol.
Agora, para plantas com alta resistência à chuva, você pode escolher entre:
- Moreias: perfeitas para ambientes externos e apresentam excelente resistência ao calor, frio e a grandes quantidades de chuva. Além disso, floresce diversas vezes ao ano.
- Primavera: possui uma grande adaptabilidade, podendo ser cultivada em diversas formas. Aprecia muito o sol, mas também é muito resistente ao frio e a climas chuvosos.
- Orelha de elefante: planta tropical com grandes folgas ornamentais, sendo rústica e resistente, necessitando de poucos cuidados. Aprecia a umidade e o calor, podendo ser cultivada de diversas maneiras.
Principais plantas para jardim de inverno
Já nos jardins de inverno, a natureza se integra com o ambiente, seja o interior de uma casa, apartamento ou estabelecimento comercial. Dessa maneira, possuindo condições diferentes de um espaço aberto.
Assim, conheça as principais opções de plantas para jardim de inverno:
- Bromélia: planta tropical resistente e de fácil cultivo. Suas cores e flores deixam qualquer espaço mais belo, crescendo bem em locais com luz indireta e apreciando calor e umidade.
- Samambaias: muito comuns e facilmente encontradas, as samambaias adoram ambientes mais úmidos, bem iluminados e arejados, mas não toleram sol diretamente. Assim, são excelentes plantas para jardins de inverno, varandas e locais sombreados.
- Orquídeas: encantam todos com sua beleza. Preferem locais iluminados, mas sem contato direto com a luz do sol, tornando-as excelentes opções para locais menos ensolarados, podendo ser cultivadas em vasos ou suspensas.
- Pacová: se destaca pela beleza de suas folhas sendo ideal para locais sombreados ou com iluminação parcial. Além disso, pode ser cultivada em casos ou ser plantada diretamente no solo.
Principais plantas para jardim vertical
Para as pessoas que querem esverdear seus muros e paredes com jardins verticais, a melhor opção é contar com plantas pendentes que harmonizam com o ambiente ao serem cultivadas dessa forma.
Assim, as principais plantas para jardim vertical são:
- Peperômia: folhagem pendente e delicada, ideal para cestos, jardineiras ou vasos suspensos. Além disso, deve ser colocada em locais de sombra ou meia sombra, contando com regas regulares.
- Hera inglesa: sua folhagem decorativa com formato recortado permite sua incorporação em diferentes designs de interiores. Assim, pode ser cultivada como planta pendente em vasos ou jardins verticais tanto em pleno sol como em meia sombra.
- Tostão: conhecida como dinheiro-em-penca, possui uma folhagem pequena e perfeita para o cultivo em vasos suspensos, apresentando um crescimento rápido e com folhas pendentes. Deve ficar em locais sombreados ou de meia sombra, como varandas e sacadas.
- Renda portuguesa: da mesma família das samambaias, possui folhas com recortes que assemelham-se às rendas. Grande apreciadora de locais sombreados e com bastante água e umidade. É necessário evitar o contato direto com o sol em seu cultivo.
Por fim, caso você queira contar com plantas feitas especialmente para você, procure profissionais qualificados como jardineiros e paisagistas, ou ainda, conte com os melhores produtos de jardinagem do mercado e dê a mordomia que suas plantas merecem.
Leia tambem: Paisagismo e Jardinagem: entenda o que são e quais são suas diferenças
[…] Principais plantas para jardim: como fazer a escolha perfeita […]
[…] Principais plantas para jardim: como fazer a escolha perfeita […]
[…] Ler mais: Principais plantas para jardim: como fazer a escolha perfeita? […]
[…] Ler mais: Principais plantas para jardim: como fazer a escolha perfeita? […]
[…] Ler mais: Principais plantas para jardim: como fazer a escolha perfeita? […]