Cultivar uma horta é uma prática comum para aqueles que gostam de se alimentar de maneira saudável ou praticam a atividade como um hobby. Porém, em outros ambientes o plantio de hortaliças também pode ser utilizado como atividade lúdica, como a horta na escola.
Ter uma horta na escola é um ótimo jeito de trabalhar conteúdo e valores com crianças e adolescentes, por exemplo. Afinal, o crescimento das plantas serve como uma ferramenta para estudos interdisciplinares, como matemática, ciências e arte.
Além disso, também incentiva a alimentação saudável e o cuidado com o meio ambiente, podendo ser uma ótima opção nas áreas de pedagogia de projeto e cursos extracurriculares.
Portanto, para ajudar você a criar sua horta escolar, separamos ao longo deste artigo as principais informações que você vai precisar. Confira:
Qual a importância de uma horta na escola?
6 passos para iniciar uma horta escolar
Materiais que não podem faltar em uma horta na escola
Qual a importância de uma horta na escola?
Ter uma horta na escola expõe os alunos à própria natureza, trabalhando com terra, plantas, frutas, verduras e legumes, e ensinando como cultivar e colher os alimentos que comem.
As crianças que vivem em centros urbanos se afastaram da natureza e da vida saudável, então, cultivar hortas nas escolas pode ajudá-las a se reconectar e desenvolver esse interesse.
Dessa maneira, eles compreendem a importância de proteger o meio ambiente e adotar medidas sustentáveis para preservar os recursos naturais que são vitais para nossa vida na Terra.
Além disso, cultivar hortas nas escolas pode aumentar a consciência socioambiental das crianças, o que exige do ser humano uma atuação responsável com a natureza, procurando reduzir seu impacto no planeta e melhorar as condições de vida.
A jardinagem na escola também é um recurso de ensino que promove muitas aptidões importantes de formação do aluno. Esta, é uma atividade em grupo onde todos os alunos constroem e mantêm uma horta em conjunto, proporcionando:
- Cooperação
- Compaixão
- Responsabilidade
- Nacionalidade
- Solução de problemas
- Inclusão
- Comunicação
- Pensamento crítico
- Argumento
- Paciência
- Entre outros
O protagonismo também é incentivado, quando o aluno aprende a cultivar uma horta e se conscientiza da preservação do meio ambiente, ele reconhece sua própria importância na realização de mudanças na realidade social, ambiental, cultural e política em que intervém.
Ler mais: Passo a passo: como montar seu jardim de inverno
Na educação infantil os direitos de aprendizagem estabelecidos pela BNCC são considerados quando da jardinagem na escola como brincar, coabitar, participação e aprendendo.
Além disso, mexendo no solo e nas plantas, as crianças desenvolvem habilidades sensoriais e físicas, funções cognitivas como percepção, atenção e memória também estão funcionando.
6 passos para iniciar uma horta escolar
Escreva o projeto
O primeiro passo para iniciar uma horta na escola é criar um projeto, para que administração, pais e comunidade, possam entender os benefícios da iniciativa e trabalharem juntos para aceitar e implementar o projeto.
Selecione um local
Uma vez que a aprovação é garantida, você deve selecionar uma área para plantio. Há uma série de fatores a serem considerados nesta escolha:
- Acessibilidade para alunos e professores
- Proximidade de uma fonte de água
- Luz solar
- Crescimento futuro adequado
- Solo de boa qualidade
Planejando uma área de plantio
Antes de começar a plantar, você deve decidir o que plantar e quanto espaço é necessário e como será usado. Por isso, a primeira preocupação é considerar a forma da horta ao plantar diretamente no solo, caixas, floreiras ou recipientes.
Ler mais: Como fazer um jardim vertical?
Quando o formato for selecionado, desenhe as opções de layout possíveis. Acrescente ao esboço as dimensões da própria plantação, espaço de armazenamento de materiais, fertilizantes e proximidade de uma fonte de água.
Escolhendo Alimentos Cultivados
Prefira os alimentos que vêm da área do jardim. Se for uma espécie exótica, verifique quais espécies se adaptaram ao clima local. Além disso, avalie as características de cada um e a manutenção necessária para mantê-los.
O esporte também pode ser escolhido com base no conteúdo a ser trabalhado com os alunos, caso em que a teoria se relaciona com o que os alunos veem na prática.
Teste a cultura antes de trabalhar com os alunos
Certifique-se de que o solo é adequado e que a espécie está se desenvolvendo adequadamente antes de incluir a horta no programa de treinamento.
Ler mais: Principais plantas para jardim: como fazer a escolha perfeita?
Use os erros para aprender
Trabalhar na indústria alimentícia está fora de seu controle. O plantio depende das condições climáticas e pode causar acidentes na estrada. Use essas experiências como uma ferramenta de aprendizagem para o projeto, bem como para os alunos. Idealmente, eles devem estar envolvidos em todas as etapas do processo.
Assim, eles podem estar interessados em iniciar uma horta em suas casas e comunidades.
Materiais que não podem faltar em uma horta na escola
Esses materiais são típicos para hortas e são facilmente adquiridos em lojas de jardinagem. Conheça os produtos mais importantes:
- Terra
- Adubo
- Mudas
- Pás e colheres para cavar a terra
- Caçarola
- Tesoura e tesoura
Depois de escolher um local e comprar materiais, é hora de iniciar a construção da horta escolar, independente se você cultivar em vasos, garrafas PET, verticalmente ou no solo, a única coisa que muda é o recipiente, o processo é o mesmo, só adaptar.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco agora mesmo! Ficaremos felizes em te ajudar.
[…] Horta escolar: como levar o melhor das plantas orgânicas para o ambiente escolar […]
[…] Horta escolar: como levar o melhor das plantas orgânicas para o ambiente escolar […]