Ao tentar levar conforto e mais aconchego para seus lares, muitas pessoas procuram saber como montar um jardim de inverno e levar para dentro do ambiente o melhor que a natureza pode proporcionar.
Isso pois os jardins de inverno são uma excelente opção para dar mais vida e oferecer a entrada de luz e arejar ambientes internos.
Esse tipo de espaço, que surgiu em países com invernos rigorosos, está presente em muitas casas e ambientes comerciais no Brasil, fazendo com que muitas pessoas tenham contato com o mundo verde sem necessitar de um jardim externo. Vivendo até mesmo em apartamentos.
Bom, pensando em oferecer a melhor experiência com esse espaço para você, separamos algumas dicas sobre como montar um jardim de inverno perfeito para sua casa, apartamento ou ambiente comercial. Aproveite a leitura!
- Dicas sobre como montar um jardim de inverno em casa
- Escolha o local ideal para virar seu jardim de inverno
- Selecione as plantas que farão parte do seu jardim de inverno
- Procure favorecer a iluminação natural do ambiente
- Faça uso de objetos decorativos
- Realize a manutenção periodicamente
Dicas sobre como montar um jardim de inverno em casa
As plantas
Escolha o local ideal para virar seu jardim de inverno
A escolha do local para montar seu jardim de inverno é uma das decisões mais importantes desse processo. Dessa maneira, é necessário levar muitos fatores em conta.
Afinal, quando falamos no quesito “espaço”, são inúmeras as opções que podem ser aproveitadas nos mais diversos ambientes. Sendo assim, antes de tudo é necessário escolher o local mais adequado.
Se sua ideia consiste em criar um jardim de inverno pequeno e mais visual, por exemplo, muitos espaços podem ser utilizados, inclusive verticais.
Ou, outra opção consiste em locais mais diferenciados, como embaixo da escada. Porém, é preciso levar em consideração que, na maioria dos ambientes, a entrada de luz natural é fundamental para as plantas.
Além disso, se um espaço menor já possibilita ser criativo(a), imagine o que um jardim de inverno grande pode oferecer.
Muitos imóveis contam com amplos espaços vazios que podem ser utilizados para este propósito, justamente para poder integrar com outros ambientes e usar plantas maiores.
Selecione as plantas que farão parte do seu jardim de inverno
Após escolher o melhor ambiente para montar seu jardim de inverno, está na hora de escolher quais plantas farão parte do espaço.
Em ambientes grandes, é possível contar com espécies de plantas maiores, enquanto que em espaços menores, espécies pequenas são as melhores opções.
Mas essa escolha não se resume ao tamanho do ambiente, também é preciso levar em consideração a luminosidade natural da exposição solar no local e a umidade do ar da região.
Além disso, em espaços com teto aberto é preferível a escolha de plantas que possuam mais resistência à chuva.
Procure favorecer a iluminação natural do ambiente
Embora algumas plantas sejam até mesmo resistentes à baixa exposição solar, todas precisam de luz natural para se desenvolverem bem.
Portanto, procure favorecer a entrada de luz externa no ambiente, dando preferência para instalar o jardim perto de janelas, portas, paredes ou até mesmo tetos de vidro.
Por fim, também cuide para não bloquear a entrada de luz natural do jardim com cortinas, móveis, biombos e outros objetos.
Faça uso de objetos decorativos
Montar um jardim de inverno é uma ótima opção para decorar sua casa com toques pessoais que vão deixar seu projeto ainda mais subjetivo.
Dessa maneira, procure investir em objetos decorativos e personalizar seu cantinho verde com os elementos decorativos que mais são sua cara.
Entre os materiais mais comumente utilizados, podemos destacar:
- Argila
- Pedriscos
- Casca de pinho
- Bancos
- Gaiolas decorativas
- Arandelas
- Correntes
- Fontes d’água
- Deck de madeira
- Vasos de plantas
- Redes
- Estátuas
- Entre muitos outros
Realize a manutenção do seu jardim de inverno
Por fim, ao finalizar seu projeto é preciso ter em mente que é necessário realizar a manutenção do seu jardim de inverno de forma regular. Diante disso, procurando fazer as seguintes ações:
- Regar plantas conforme a necessidade de cada espécie
- Retirar folhagens secas
- Limpar musgos
- Eliminar excesso de água
- Controlar pragas
- Realizar podas
- E demais atividades que compõem a jardinagem
Sendo assim, seu jardim de inverno vai estar sempre bonito e bem cuidado, dando aquele charme extra e conforto em sua casa, apartamento ou ambiente comercial.
Porém, também é importante lembrar que, caso surjam dúvidas ou dificuldades apareçam ao longo do caminho, a melhor maneira de lidar com isso é buscando um profissional.
Afinal, um jardineiro ou paisagista são muito mais habilitados e possuem o conhecimento necessário para realizar projetos impecáveis e únicos para seu ambiente.
Se você gostou, siga-nos no instagram!
[…] Passo a passo: como montar um jardim de inverno […]
[…] Passo a passo: como montar um jardim de inverno […]
[…] Ler mais: Passo a passo: como montar seu jardim de inverno […]
[…] Ler mais: Passo a passo: como montar seu jardim de inverno […]
[…] Ler mais: Passo a passo: como montar seu jardim de inverno […]