O coentro é uma das plantas aromáticas que podemos facilmente guardar em vasos dentro e fora de casa e, embora seja uma planta anual, em condições favoráveis pode manter-se fresca e verde o ano todo em estufa ou quarto.
Reproduz-se por sementes em local permanente, mas também tolera mudas de certo tamanho. O solo deve ser rico em matéria orgânica e o vaso deve ser colocado em locais onde o sol sempre bata.
As suas folhas são utilizadas em muitos pratos de peixe, as sementes são conservadas e os coentros moídos são utilizados para aromatizar pão e carne assada. Possui efeitos diuréticos, aromáticos, estimulantes, tônicos, refrescantes e afrodisíacos.
O coentro adapta-se bem a todas as condições climáticas, mas prefere um clima temperado. O vaso deve ser limpo manualmente, mantendo o local livre de plantas daninhas.
Caso queira garantir um plantio e cultivo bem sucedidos, acompanhe nosso passo a passo:
Quais são os benefícios do coentro?
Passo a passo para plantar coentro
Quais são os benefícios do coentro?
- Atividade antioxidante: A especiaria oferece benefícios como redução do risco de doenças degenerativas, doenças cardiovasculares e câncer.
- Promove a pressão arterial: o coentro ajuda a controlar a pressão arterial porque contém potássio, que tem um efeito positivo no tom do sangue e ajuda a baixar a pressão arterial.
- Aliado dos olhos: a luteína e a zeaxantina do coentro protegem a mácula, a área do olho. que é parcialmente responsável pela qualidade da visão. Assim, previnem a degeneração macular senil, doença que acomete idosos e causa perda progressiva da visão.
Ler mais: Como construir seu projeto de horta na escola? Passo a passo
Passo a passo para plantar coentro
Defina a época certa para plantar coentro
Começar a cultivar na hora errada pode destruir seu negócio e causar perdas incalculáveis.
Para evitar essa desvantagem, recomenda-se determinar a época certa para iniciar o plantio do coentro, que neste caso deve ser após o inverno, pois não tolera frio extremo e geadas.
Um bom truque para o sucesso da colheita do coentro é iniciar o plantio entre setembro e fevereiro, que inclui a primavera e o verão, altas temperaturas e períodos regulares de chuva, criando condições ideais para o desenvolvimento da planta.
Escolha o local do plantio
O sucesso do seu plantio de coentro depende de onde ela cresce. Por isso, a sua primeira e uma das mais importantes tarefas neste ramo é saber escolher o melhor local para plantar o coentro.
Antes de tudo, é recomendável escolher uma área temperada, pois a planta precisa de calor, luz e períodos regulares de chuva para se desenvolver.
Este talvez seja o mais importante, pois afeta diretamente a capacidade de desenvolvimento do coentro e sua qualidade final.
Ler mais: Principais tipos de vasos e quais escolher para suas plantas
A maior parte das perdas dos produtores ocorre justamente por não terem o calor/luz necessários ou períodos de chuva suficientes.
O solo para plantio de coentro deve ser fértil e bem drenado e capaz de absorver água rapidamente sem encharcar as raízes. A área deve ser preferencialmente plana, pois esse fator torna o processo de semeadura e colheita mais prático e flexível.
Prepare o solo para plantar coentro
Você já escolheu uma variedade de coentro? Bem, agora é hora de preparar o solo para o plantio de coentro. A primeira coisa é limpar o local escolhido para o plantio. Em seguida, remova quaisquer detritos maiores visíveis da área da superfície.
A terra já foi cultivada anteriormente? Portanto, é perfeitamente possível que houvesse resíduos no chão e, se não fossem removidos, impediriam o crescimento do coentro.
Nesta etapa, recomenda-se a aração do solo, que consiste em triturar todos os resíduos e transformá-los em matéria orgânica para adubar a fazenda.
Ler mais: Tudo sobre adubo: importância, vantagens e principais tipos
Plante as sementes de coentro
O solo está em boas condições para uma nova cultura? Em seguida, você precisa semear o coentro. Comece por abrir os orifícios para recolher as sementes. Devem ter aproximadamente 10 cm de profundidade e 8 cm de largura.
Coloque 3 sementes em cada buraco e cubra-as com duas camadas de terra. Cada cova deve ter 15 cm de distância entre si para que uma planta não impeça o crescimento da outra.
Cuide do coentro
Você deve sempre verificar o solo antes de regar o coentro. Idealmente, o solo nunca deve estar muito úmido ou úmido. Ofereça água sempre que notar terra seca. Assim que as plantas estiverem bem desenvolvidas, reduza a frequência das regas.
Mas enfim, o coentro gosta de sol ou de sombra? Os verdes realmente gostam de calor. Por isso, o ideal é que o vaso fique em um local bem iluminado, em caso de apartamentos, dê preferência a uma janela ou sacada. Certifique-se de que as plantas recebam pelo menos quatro horas de sol por dia. Além disso, é importante que o coentro germine em ambiente com temperatura superior a 20 ºC. Portanto, opte por plantar em clima quente. Vale ressaltar que não é uma planta que necessita de adubação constante. Por isso, ofereça um pouco de matéria orgânica a cada dois ou três meses.
Conheça outras plantas para cultivar em seu jardim.
[…] Passo a passo para plantar coentro: dicas profissionais […]
[…] Passo a passo para plantar coentro: dicas profissionais […]
Plantar coentro é simplesmente maravilhoso é uma terapia de verdade super recomendo.