Sua casa tem aquele cantinho que parece precisar de um ar puro? Você pode dar vida a ela com um toque orgânico decorando-a com diferentes tipos de vasos e cultivando diferentes espécies – incluindo suculentas, samambaias, costelas de Adão e até uma horta e especiarias, mesmo se você mora em um prédio de apartamentos.
Além de refrescar e iluminar uma sala, a maneira como você planta pode ser um deleite saudável. Isso porque ajuda a aliviar o estresse diário e permite que você se reconecte com a natureza.
Mas toda planta precisa de um vaso, certo? E você já reparou quantos modelos, formas, estilos, cores e materiais estão disponíveis?
Nesse momento surgem várias dúvidas, como qual vaso é adequado para cada planta, qual é adequado para cada ambiente, qual é o mais versátil, qual o melhor material.
Para te ajudar a escolher o tipo de vaso para plantas que se adequam à sua casa, apartamento ou jardim, separamos os principais tipos encontrados no mercado. Acompanhe:
Principais tipos de vasos encontrados no mercado:
Vasos de cerâmica
Vasos de plástico
Vasos de cimento
Vasos de madeira
Vasos de vidro
Vasos de polietileno
1. Vasos de cerâmica
Os vasos de cerâmica também são chamados de vasos de barro. Eles são considerados os melhores porque garantem a temperatura e a umidade selecionadas da planta e oferecem um ambiente muito terrestre.
Ler mais: Principais plantas para jardim: como fazer a escolha perfeita?
Além disso, é fácil de encontrar, esses itens vêm em uma variedade de tamanhos e formas e geralmente são muito acessíveis. Por causa do material, você deve verificar a rega da sua planta com frequência.
São mais indicadas para ambientes abertos ou jardins. Por conterem materiais que podem rasgar ou quebrar, é recomendável não usá-los em áreas onde o transporte é necessário. Isso não permite que eles sejam mantidos em casa ou em apartamentos, basta tomar cuidado com eles.
2. Vasos de Plástico
Outra opção popular do brasileiro são os vasos de plástico. Eles são baratos, duráveis, leves e fáceis de encontrar, além de estarem disponíveis em diferentes tamanhos, cores e formatos.
Vasos de plástico não são adequados para todos os tipos de plantas devido à sua aparência simples. Portanto, eles são frequentemente usados, por exemplo, em cachepots.
Preste atenção aos tipos de potes de plástico dependendo da temperatura. Este material pode aquecer e danificar as raízes e o crescimento da planta. Assim, é melhor ter lugares com sombra ou sempre garantir que não esteja muito quente.
3. Vasos de Cimento
Vasos de concreto ou cimento estão disponíveis em pequenas mercearias e podem até ser feitos em casa. Eles são muito duráveis, mas mais pesados, por isso são difíceis de mover, tendo em conta estas propriedades, seu uso é recomendado em ambientes externos.
Ler mais: Como fazer um jardim vertical?
A dica para este tipo de recipiente é sempre usar um tamanho maior. Os vasos de cimento perdem espaço por causa do material dentro deles, o que afeta o crescimento das plantas.
4. Vasos de Madeira
Os vasos de madeira são comumente usados como vasos de exibição em vez de vasos de plantas. Ou seja, se você tem, por exemplo, uma planta em um vaso de plástico e não quer movê-la, apenas esconda o vaso que foi usado no plantio. Um vaso de madeira é uma ótima opção.
Ler mais: Passo a passo: como montar seu jardim de inverno
São fáceis de encontrar, além de que, suas formas, tamanhos e preços variam muito em função da madeira utilizada e da decoração dada.
5. Vasos de vidro
Os vasos de vidro também são muito utilizados, principalmente para decoração minimalista e por serem delicados e elegantes. São mais indicados para plantas aquáticas, mas nada impede de usá-las no plantio de outras espécies, sendo bons para manter temperaturas quentes.
Exigentes, estes tipos de vasos requerem manutenção cuidadosa e limpeza frequente.
6. Vasos de polietileno
Os vasos de polietileno estão muito na moda e modernos e merecem ser populares porque possuem excelentes características quando pensamos em plantio e decoração. Em outras palavras, é um excelente custo-benefício.
Eles são leves, vindo em uma variedade de cores e texturas e de formas e tamanhos. Os preços são acessíveis, mas sempre vale a pena investigar. Além disso, podem ser usados em todos os ambientes, tanto internos quanto externos.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco agora mesmo! Ficaremos felizes em te ajudar.
[…] Ler mais: Principais tipos de vasos e quais escolher para suas plantas […]
[…] Ler mais: Principais tipos de vasos e quais escolher para suas plantas […]