A planta suculenta é uma ótima opção para decorar a casa e deixar qualquer ambiente ainda mais bonito. De simples cuidados, elas são resistentes e por isso são ideais para quem está iniciando na jardinagem. Na natureza existem mais de 6 mil espécies, de cores, tamanhos e formatos diferentes. Ficou curioso(a)? Então, acompanhe a matéria que traz curiosidades e dicas para cultivar essa variedade de planta.
O que é a planta suculenta?
A planta suculenta é uma espécie conhecida pela sua capacidade de armazenar água, seja em seus caules, troncos, folhas ou raízes. Assim como os cactos, elas possuem essa condição natural pois são originárias de regiões secas ou desérticas. Essa característica é uma importante forma da planta manter-se saudável, mesmo em condições de solo e clima desfavoráveis.
Tipos de planta suculenta
As suculentas possuem uma diversidade de espécies que encantam colecionadores e amantes de plantas. É possível encontrar mais de 6 mil variedades, entre plantas nativas e híbridas, ou seja, aquelas modificadas em laboratório. A seguir, confira 4 tipos mais comuns para você colecionar:
1. Suculentas coloridas
Apesar da maioria das suculentas apresentarem coloração verde, também existem espécies coloridas. As cores mais comuns são em tons alaranjados, avermelhados e arroxeados. Na maioria das vezes, a cor é acentuada com a ajuda da luminosidade direta, ou seja, com a presença dos raios de sol.
Tipos de suculentas coloridas:
Supervivum Red Rubin
Echeveria Nodulosa
Orelha-de-elefante (Kalanchoe tetraphylla)
2. Suculentas pendentes
As suculentas pendentes são aquelas, que quando mantidas em vasos suspensos, posicionam os seus galhos e folhas em direção ao solo. Essa condição faz da espécie uma referência em projetos paisagísticos, principalmente na criação de jardins verticais.
Tipos de suculentas pendentes:
Colar-de-pérolas (Senecio Rowleyanus)
Suculenta rabo-de-burro (Sedum morganianum)
Colar-de-golfinhos (Senecio Peregrinus)
3. Suculentas de sombra
Embora a maioria das suculentas apreciem locais bem iluminados, algumas espécies preferem ambientes de meia-sombra ou de sombra. Elas são ideais para o cultivo dentro de casa, como salas de estar, quartos ou banheiros. Além disso, são uma boa opção para decorar escritórios.
Tipos de suculentas de sombra:
Suculenta zebra (Haworthia fasciata)
Suculenta Aloe Cymbiformis
Planta-jade (Crassula Ovata)
4. Suculentas de sol
Assim como a maioria das plantas, as suculentas também apreciam o cultivo no sol. No entanto, esse tipo de ambientação precisa ser sempre avaliado, já que muitas espécies podem ter suas folhas e caules queimados pelo excesso de luz. A dica é adaptar a suculenta aos poucos a pleno sol. Além disso, na hora de adquirir uma nova variedade, é importante saber sobre o ambiente adequado para a planta.
Tipos de suculentas de sol:
Aeoniums
Mini-babosa (aloe)
Cacto-margarida (Lampranthus productus.)
Como cuidar de suculentas
A planta suculenta é uma espécie resistente e fácil de cuidar, porém também necessita de alguns cuidados específicos para crescer saudável. Acompanhe, a seguir, 5 dicas valiosas para que a sua planta fique sempre bonita e vistosa:
1. Escolha do vaso
Por ser versátil e resistente, a planta suculenta se adapta bem a diferentes tipos de vasos. No entanto, os modelos de barro e de cerâmica são os mais indicados, pois são feitos de material semelhante ao do seu habitat. É importante que os vasos também possuam furos no fundo, para garantir uma boa drenagem da água.
2. Substrato
O solo para a planta suculenta precisa ser poroso e com boa capacidade de drenagem. Você pode fazer o cultivo em um substrato à base de duas partes de areia com uma parte de terra vegetal. A adubação também é bem-vinda, porém é preciso fazer a aplicação de forma regular. Por fim, se preferir, você pode comprar um substrato próprio para a espécie, que já possui todos os nutrientes necessários para um bom cultivo.
3. Irrigação
Como as suculentas apresentam caules e folhas que armazenam água, a irrigação não pode ser feita em excesso, já que isso pode causar o apodrecimento de suas raízes. Assim, faça a irrigação pelo menos 2 vezes por semana, se o solo estiver seco. No caso de suculentas cultivadas a pleno sol, regue a cada 2 ou 3 dias.
4. Plantio
O plantio da espécie precisa ser feito com cautela, já que muitas plantinhas possuem caules e folhas frágeis. O primeiro passo para plantá-las é forrar o fundo do vaso com brita ou pedriscos. Em seguida, acrescente o substrato e posicione a suculenta com cuidado. Depois, basta completar os espaços com mais terra, garantindo que o substrato fique soltinho. Por fim, finalize com a irrigação.
5. Ambientação
Para crescer saudável, a planta suculenta precisa estar em um local adequado. Para não errar no cultivo, coloque a espécie em um ambiente de meia-sombra, ou seja, que receba o sol da manhã, até as 10h, ou o sol da tarde, após às 16h.
Gostou das dicas? Agora você está pronto para cultivar a planta suculenta e decorar a sua casa com essa espécie exótica. Certamente, você vai se encantar com tantas variedades!
Leia também:
Plantas para ambiente interno: conheça 15 espécies lindas e fáceis de cuidar
Tudo sobre como plantar e cuidar do chifre de veado
Costela-de-adão na decoração: dicas para incluir esta planta exuberante em sua casa