A cebola, ou Allium cepa, é uma hortaliça de fácil cultivo, que é muito comum na mesa dos brasileiros. A planta é considerada um dos temperos mais populares na culinária e também é fonte de nutrientes e vitaminas. A seguir, acompanhe dicas práticas de como plantar cebola em casa e desfrutar de todos os seus benefícios.
Como plantar cebola
Nativa da Ásia Central, a cebola é uma planta fácil de cultivar e também é considerada uma das hortaliças mais resistentes a pragas e doenças. Para ter sucesso no seu cultivo, basta oferecer um solo de boa qualidade e luminosidade adequada. A seguir, confira outras dicas certeiras para cultivar o vegetal:
1. O plantio
A cebola pode ser cultivada diretamente em canteiros, a partir da técnica de semeadura direta, ou seja, através da distribuição de cada semente sobre o solo. Se preferir, você também pode cultivá-la em vasos, através dos bulbos. Essa opção requer um pouco mais de cuidado, já que os bulbos necessitam de um solo de boa qualidade e temperatura ideal para crescer e se desenvolver.
2. Espaçamento das mudas
Após definir o local de plantio, o espaçamento das mudas é essencial para garantir o crescimento adequado da cebola durante o cultivo. Assim, o ideal é cada muda esteja a 15 centímetros de distância uma da outra. Se desejar fazer mais de um canteiro, lembre-se também de definir uma boa distância entre eles.
3. Irrigação
A cebola aprecia ambientes com boa umidade, porém não tolera o encharcamento do solo. Dessa forma, a irrigação deve ser regular, desde o início da semeadura, até próximo a maturação dos bulbos. Nas semanas que antecedem a colheita, é necessário diminuir a frequência das regas.
4. Solo ideal
Por ser uma hortaliça subterrânea, o solo da cebola deve ser de boa qualidade e rico em matéria orgânica. Além disso, o substrato precisa ser bem drenável, para evitar o apodrecimento de suas raízes. Em solos com excesso de umidade, é comum o surgimento de fungos e outros microorganismos que podem comprometer a saúde da planta.
5. Luminosidade
Assim como a maioria das plantas, a cebola precisa de bastante luz solar para se desenvolver e crescer. Por isso, faça o cultivo em ambientes bem iluminados e que ofereçam de 6 a 8 horas de luz solar por dia.
6. Adubação
A adubação da hortaliça deve começar já no preparo do solo para o plantio, com o uso de adubos orgânicos, como o bokashi, o esterco de boi e o húmus de minhoca. Durante o desenvolvimento das mudas, utilize adubos industrializados ricos em potássio. Afinal, o nutriente é essencial para o vegetal crescer forte e saudável.
7. Quando plantar
Faça a semeadura da cebola durante os meses mais frios do ano, entre maio e junho. A temperatura ideal para o desenvolvimento da planta deve ser entre 1 e 24ºC. Para ter sucesso no cultivo, também é essencial garantir uma boa fertilização, que deve começar já no início do plantio das mudas.
8. Colheita
Após realizar o plantio durante as estações de outono e inverno, a cebola estará pronta para ser colhida depois de 60 a 80 dias. Em grandes plantações, é comum que a colheita aconteça em novembro, antes do período mais chuvoso do ano.
A partir de todas essas dicas práticas, com certeza você terá uma plantação cheia de sucesso! Seguindo todos os cuidados adequados e realizando adubações periódicas, você irá colher muitos bulbos saudáveis!
Como plantar cebola de cabeça em vaso
O plantio da cebola em vaso é uma forma prática de cultivá-la e também é ideal para quem tem pouco espaço em casa. Para realizar esse tipo de manejo é preciso utilizar os bulbos da planta. Em geral, cada bulbo dará origem a 3 novas mudinhas.
O processo de reprodução da cebola por bulbo é simples: com o auxílio de uma faca esterilizada, corte a parte inferior de cada bulbo onde estão localizadas as suas raízes iniciais. Depois, plante cada um em um solo de boa qualidade. É necessário que o substrato seja rico em matéria orgânica e bem drenável.
Após o plantio, realize regas periódicas até as primeiras brotações surgirem. Depois de cerca de 7 a 10 dias, posicione o vaso em um local bem iluminado, e que receba de 6 a 8 horas de sol por dia.
Benefícios da cebola para a saúde
Além de ser um vegetal fácil de cultivar, a cebola está na lista de hortaliças que oferecem muitos benefícios. A planta é fonte de fibras, antioxidantes e sais minerais, e também possui as vitaminas B1, B2 e vitamina C.
Para a saúde, a cebola auxilia na prevenção de doenças do coração, combate a hipertensão, previne inflamações e fortalece o sistema imunológico. Além disso, previne o diabetes, aumenta a densidade óssea e também melhora a flora intestinal.
Gostou das orientações de como plantar cebola? Seguindo cada dica com certeza você irá desfrutar de todos os benefícios da planta! Que tal aumentar a produção de hortaliças em casa e aprender a cultivar alface? A planta também exige poucos cuidados e, assim como a cebola, pode ser cultivada em vasos!
[…] Como plantar cebola: guia completo para cultivar a hortaliça em casa […]