A plantago ou plantago ovata, é uma variedade de tanchagem nativa da Europa. Ela é muito utilizada como planta medicinal, já que, sob orientação médica, pode oferecer benefícios à saúde. A espécie também é de fácil cultivo e é uma boa opção para quem deseja iniciar uma horta em casa. A seguir, acompanhe dicas valiosas para cultivar a planta:
Características da plantago
A plantago ovata é um tipo de tanchagem nativa da Europa e Ásia, mas que se adaptou bem ao clima do país e em regiões tropicais. A planta é perene, ou seja, pode viver por longos anos e pode atingir até 30 cm de altura. Além da variedade ovata, também é comum no Brasil a Plantago lanceolata, e a Plantago tomentosa.
Além de folhas verdes, conhecidas por possuir 7 veios em sua estrutura, a plantago também produz flores brancas que dão origem a espigas. A planta produz uma grande quantidade de sementes e, por isso, é comum ela se espalhar com facilidade, sendo considerada uma espécie invasora na agricultura.
Para que serve a plantago?
A plantago possui diversas propriedades medicinais que estão presentes, principalmente em suas sementes. A planta se destaca ao ser rica em nutrientes, como a pectina e em vitamina K. Sob orientação médica, ela pode ser usada para curar gripes e resfriados, e reduzir a inflamação das vias respiratórias e gástricas.
A variedade também tem a capacidade de prevenir úlceras e diarreia, assim como controlar os níveis de açúcar no sangue. Além disso, pode ajudar no emagrecimento.
Como cuidar da planta
A plantago é uma espécie medicinal ideal para ter em casa, já que ela é de fácil cultivo e não exige muitos cuidados no dia a dia. Para crescer saudável, ela precisa apenas de bastante luminosidade e regas regulares. Abaixo, acompanhe mais orientações:
- Irrigação: a rega precisa ser regular, principalmente nos meses mais secos do ano, durante o verão. A falta de água pode comprometer diretamente a saúde da planta, deixando-a com folhas murchas.
- Solo ideal: assim como a maioria das ervas medicinais, a plantago aprecia um solo rico em matéria orgânica e prefere um substrato aerado e bem drenável.
- Luminosidade: para florescer e produzir sementes, a planta precisa de longa exposição solar, e dessa forma, necessita de cerca de 4 a 6 horas de sol direto por dia.
- Adubação: o esterco bovino é o melhor adubo para espécie, já que possui nutrientes essenciais para ela produzir folhas verdes e vistosas, e florescer.
- Poda: deve ser feita no começo da primavera. Faça a retirada de folhas e espigas murchas para a planta brotar saudavelmente.
- Muda: a plantago se multiplica através de sementes e pela divisão de touceiras. Faço o plantio das novas mudas nos primeiros meses da primavera ou do inverno.
Por fim, é importante lembrar que a planta em excesso, e sem orientação de um profissional, pode oferecer um certo grau de toxicidade para os seres humanos. Por isso, evite consumir a planta por conta própria e sem a indicação médica.
Com essas dicas, ficou fácil cultivar a plantago em casa, né? A plantinha não exige muitos cuidados e pode viver por longos anos. Caso queira começar uma horta em casa, que tal iniciar pelo plantio de ervas medicinais? Além de existir variedades decorativas, muitas trazem inúmeros benefícios à saúde!