Se você deseja iniciar o cultivo de verduras e legumes em casa, saiba que a adubação é essencial para ter uma colheita de sucesso. O uso de fertilizantes, orgânicos ou industrializados, favorece o melhor desenvolvimento das plantas, garantindo que elas cresçam saudáveis e se tornem ideais para o consumo. A seguir, conheça 4 tipos de adubo para hortaliças que você pode usar em sua horta!
Tipos de adubos
O adubo é um dos principais recursos que influencia no crescimento e saúde das plantas. O material fornece os nutrientes adequados para cada espécie permanecer sempre forte e nutrida. No cultivo das hortaliças, é possível utilizar os dois tipos de adubos comuns no mercado: o adubo orgânico e o adubo industrializado.
O adubo orgânico é um dos mais completos para o cultivo de plantas em geral, já que possui uma grande quantidade de nutrientes. Ele é formado através do método da compostagem, que utiliza a decomposição de diferentes elementos naturais. Neste processo, é comum o uso de resíduos vegetais, folhas secas, restos de frutas e legumes, assim como o esterco animal.
Os adubos industrializados também são nutritivos e representam a opção mais comum no mercado agrícola. Em geral, o adubo NPK é um dos mais populares, já que é fonte de nitrogênio, fósforo e potássio, componentes essenciais para o crescimento das plantas.
Por fim, os fertilizantes industrializados passam por um processo industrial em sua fabricação e podem assumir diferentes funções. Dessa forma, além de nutrir os vegetais, eles são capazes de aumentar a resistência de cada espécie a pragas, fungos e outras doenças.
Tipos de adubo para hortaliças
Existem muitas opções de adubos para você ter verduras e legumes sempre saudáveis em casa. A seguir, conheça 4 opções fáceis de encontrar e bastante populares entre os amantes de plantas:
1. Húmus de minhoca
O húmus de minhoca é um adubo produzido através da compostagem de resíduos orgânicos e por isso é um dos mais completos. O material, que pode ter origem vegetal ou animal, é fonte de nitrogênio, potássio, fósforo e, principalmente, cálcio. Além de nutrir as hortaliças, esse tipo de adubo mantém a terra fértil, facilita a entrada de ar no solo, e pode estar presente em qualquer tipo de plantação.
2. Esterco animal
Assim como o húmus de minhoca, o esterco animal é fruto da compostagem e depende do processo de decomposição para a sua fabricação. É através do trabalho de minhocas e outros micro-organismos, que o fertilizante se torna nutritivo e com grande potencial. Em geral, o esterco animal pode ser de bovinos, suínos ou de aves. A aplicação deve ser moderada, já que o produto costuma ter uma grande quantidade de substâncias que, em excesso, pode prejudicar as plantas.
3. Adubo NPK
O adubo NPK é um dos mais populares no mercado agrícola e por isso também é ideal para as hortaliças. Ele é composto dos macro nutrientes nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K). Cada elemento exerce uma função importante no cultivo dos vegetais: o nitrogênio auxilia no desenvolvimento das raízes, folhas e frutos; o fósforo garante uma melhor absorção dos nutrientes; já o potássio melhora a saúde do sistema de raízes e caules da planta.
4. Fertilizante potássico
O fertilizante potássico é um elemento essencial para a saúde dos vegetais, já que atua diretamente na proteção a pragas, insetos e doenças. Dessa forma, esse tipo de adubo também é uma boa opção para o cultivo de hortaliças. No mercado, a variação mais comum do fertilizante é o cloreto de potássio (KCI).
Como fazer uma boa adubação em sua horta
Depois de conhecer as opções de adubo para hortaliças, é necessário lembrar que o uso de cada produto deve ser feito de forma correta. Assim, fique atento às dicas a seguir:
Dosagem: na hora de aplicar o adubo é preciso usar a dose recomendada na embalagem do produto. No caso dos adubos orgânicos, a dica é usá-lo em uma proporção menor, para evitar a queimadura das folhas e raízes da planta.
Frequência de uso: além de adequar a quantidade do adubo, lembre-se de respeitar a frequência de aplicação do produto. Dessa maneira, utilize-o de acordo com as recomendações do rótulo. Cada espécie de planta necessita de uma dosagem em particular.
Irrigação: após aplicar o fertilizante, é necessário fazer a rega do substrato. Dessa forma, você permitirá que o vegetal receba todos os nutrientes de maneira uniforme.
A partir dessas opções de adubo para hortaliças, ficou ainda mais fácil iniciar a criação de uma horta em casa, não é? Além de produzir alimentos frescos e saudáveis, a prática representa uma opção para se aproximar da natureza!
Leia também:
[…] Adubo para hortaliças: conheça 4 opções ideais para as suas plantas […]
[…] Sobre adubação, saiba mais lendo: Adubo para hortaliças: conheça 4 opções ideais para as suas plantas […]