O uso de plantas em ambientes internos é cada vez mais comum e proporciona uma decoração mais alegre e acolhedora. A prática traz mais cor à ornamentação e ainda representa uma forma de se aproximar da natureza. No entanto, é preciso lembrar que nem todo tipo de planta consegue se adaptar a essa realidade. Pensando nisso, conheça 15 espécies de plantas para ambiente interno e veja dicas especiais para cultivá-las!
1. Samambaia
A samambaia, ou Tracheophyta, é uma folhagem fácil de cultivar, e por isso abre a lista de plantas para ambiente interno. Por ser versátil e de boa adaptação, ela traz leveza aos ambientes e também combina com diferentes estilos de decoração. Dentro de casa, ela pode ser cultivada em vasos suspensos, em vasos sobre móveis e também fica linda em estantes. No cultivo, a dica é oferecer uma terra de boa qualidade e iluminação indireta.
2. Jiboia
A jibóia ou Epipremnum pinnatum, é uma folhagem que traz tropicalidade aos ambientes e também possui boa capacidade de adaptação. Nativa das Ilhas Salomão, ela possui ramos pendentes que são ideais para o cultivo em vasos suspensos. Na decoração, ela combina com jardins verticais e jardins de inverno. No entanto, também pode ficar em vasos menores, sobre mesas e estantes. Para cultivá-la é simples: forneça luz solar direta e faça a irrigação regularmente.
3. Fitônia
Nativa do Peru, a fitônia ou Fittonia Coem, é uma espécie com folhagem colorida e delicada que não passa despercebida. A planta possui grande valor ornamental e é perfeita para estar em áreas internas, principalmente, em salas de estar e cozinhas. A variedade mais comum apresenta folhas na cor verde e branco, porém é fácil encontrar outras combinações coloridas, nas cores verde e rosa. Para cultivá-la, ofereça um solo de boa qualidade e luz solar difusa, já que ela não tolera o sol pleno.
4. Peperômia-filodendro
A peperômia filodendro ou Peperomia scandens, é uma suculenta nativa da América. Por apreciar locais de sombra e ser de fácil cultivo, ela também é ideal para áreas internas. A espécie possui folhas pendentes em formato peculiar que combinam com uma decoração tropical e, ao mesmo tempo, elegante. Dentro de casa, você pode cultivá-la em vasos suspensos ou em móveis altos, como prateleiras e estantes. No dia a dia, a plantinha requer simples cuidados: ela precisa de ambiente sombreado e regas regulares, pelo menos 2 vezes por semana.
5. Clorofito
Com o nome científico Chlorophytum comosum, o clorofito é uma folhagem de pequeno porte que combina com decorações minimalistas e locais com menos espaço, como apartamentos. O cultivo pode ser feito em vasos pequenos, assim como em cachepôs. Por possuir uma folhagem simples, nas cores verde e branco, é comum o seu uso em ornamentações clean e modernas. Para cultivá-lo, lembre-se de oferecer um solo bem drenável e o mantenha em locais de meia-sombra, com luz solar direta.
6. Espada-de-são-jorge
Nativa do continente africano, a espada-de-são-jorge ou Sansevieria trifasciata, é uma planta resistente indicada tanto para áreas externas, como internas. Ela é conhecida por ser uma planta protetora, símbolo também de prosperidade e sorte. Na decoração, você pode usá-la em qualquer ambiente, como quarto, sala de estar, corredores e cozinha. É importante lembrar apenas que o vaso precisa ser grande, já que suas raízes costumam ser bastante volumosas. Por fim, para tê-la sempre bonita em casa ofereça um solo fértil e faça a irrigação apenas quando o solo estiver seco.
7. Rhipsalis
A rhipsalis ou Rhipsalis baccifera, entra no grupo de plantas para ambiente interno e é comum o seu uso em banheiros, já que ela adora locais sombreados. Por ser uma espécie de pequeno porte, ela combina com locais com menos espaço e também fica linda em jardins verticais, vasos suspensos, assim como em arranjos. No cultivo, a rhipsalis precisa de solo fértil e úmido. Dessa forma, faça a irrigação 1 ou 2 vezes por semana.
8. Pacová
Nativo do Brasil, o pacová ou Philodendron martianum, é uma folhagem que não passa despercebida. Com folhas grandes e de um verde intenso, a espécie traz tropicalidade, sendo perfeita para decorar os cantos da casa. No paisagismo, a espécie geralmente é cultivada em vasos grandes, o que torna a sua presença ainda mais marcante. No cultivo, a variedade não é muito exigente: forneça um solo rico em matéria orgânica e faça a irrigação somente quando o substrato estiver seco.
9. Lírio-da-paz
O lírio-da-paz ou Spathiphyllum, está no grupo de plantas capazes de purificar o ar, por isso é comum o seu uso em ambientes internos, principalmente em quartos. Conhecida como bandeira-branca, a espécie possui folhas brilhantes e com uma coloração verde intensa. A sua flor também traz beleza à decoração e é comum o surgimento no final do inverno e início da primavera. No dia a dia, a plantinha deve receber luz solar direta e regas regulares. Já o substrato, deve ser rico em matéria orgânica e bem drenável.
10. Avenca
Com folhas delicadas e pequenas, que lembram gotas, a avenca ou Adiantum capillus-veneris, também é uma planta ideal para decorar a casa. Símbolo de proteção, é comum o seu uso para espantar energias negativas e eliminar a inveja. No paisagismo, a planta fica linda em vasos, cachepôs e em vasos kokedama, sendo ideal para o cultivo sobre móveis, como mesas e estantes. Para cultivá-la é simples: ofereça um ambiente sombreado e faça regas regulares, a fim de manter o seu substrato sempre úmido.
11. Bromélia
A bromélia ou Bromeliaceae, é uma plantinha ideal para ambientes internos, já que exige poucos cuidados e aprecia locais com baixa incidência de luz. Na natureza, existem mais de 3.000 espécies, com tamanhos, cores e formas diferentes. A floração, que acontece durante o outono e inverno, também costuma revelar flores exóticas e coloridas. No cultivo, a espécie precisa de luz indireta e regas regulares, pelo menos 1 vez a cada 3 dias.
12. Costela-de-adão
A costela-de-adão ou Monstera deliciosa, é uma das folhagens mais populares quando o assunto são plantas para ambiente interno. Isso porque a variedade possui folhas grandes e rasgadas que trazem um ar tropical e moderno para a ornamentação. No paisagismo, a espécie compõe a decoração de salas de estar, quartos, escritórios e cozinhas. Além disso, é comum o seu uso em jardins de inverno. Por fim, no dia a dia, a folhagem exige poucos cuidados: ela precisa de luz solar indireta e solo úmido. Faça a irrigação moderadamente, 1 vez por semana.
13. Bambu-da-sorte
Nativo da África, o bambu-da-sorte ou Dracaena sanderiana, é uma planta versátil que se adapta tanto ao cultivo na água como no solo. Segundo a técnica milenar do Feng Shui, a espécie traz prosperidade para dentro de casa e atrai felicidade, riqueza e sorte. No paisagismo é comum o seu uso sobre móveis, principalmente em mesas da sala de estar e cozinha. No dia a dia, a espécie requer um pouco mais de atenção: ela precisa de um local completamente sombreado e deve receber regas regularmente, pelo menos 1 vez a cada 3 dias.
14. Zamioculca
Conhecida por suas folhas verde-escuro e brilhantes, a zamioculca ou Zamioculcas, é uma espécie nativa da Tanzânia. A variedade, que pode atingir até 1 metro de altura, é indicada para áreas internas, já que é de fácil manutenção e se adapta a ambientes de pouca luminosidade. Na decoração, ela é versátil e pode compor quartos, salas de estar, cozinhas, escritórios e jardins de inverno. O cultivo é simples: por não gostar de sol, ela deve ficar sob luz solar indireta; já as regas precisam ser moderadas, pelo menos 2 vezes por semana no verão, e 1 vez por semana nos meses mais frios do ano.
15. Maranta Tricolor
Se você aprecia um estilo decorativo mais alegre e colorido, a maranta tricolor ou Stromanthe thalia, é a escolha perfeita para a sua casa. Com folhas delicadas nas cores verde, rosa e vermelho, a espécie é exótica e parece ter sido desenhada. No paisagismo, você pode usá-la sobre os móveis, em vasos suspensos, além disso, ela pode decorar qualquer cantinho da casa. Por fim, o cultivo não tem segredos: a planta aprecia locais de meia-sombra e solo úmido; a irrigação precisa ser moderada, pelo menos de 2 a 3 vezes por semana.
Gostou da lista de plantas para ambiente interno? Essa é uma alternativa para deixar a sua casa ainda mais acolhedora e alegre. Outra forma de se aproximar da natureza é cultivar uma horta em casa. A prática, além de ser relaxante, proporciona o cultivo de hortaliças que oferecem muitos benefícios à saúde.
Leia também:
Adubo para hortaliças: conheça 4 opções ideais para as suas plantas
Conheça 5 plantas medicinais e seus principais benefícios
Como plantar cheiro-verde: dicas valiosas para cultivar o tempero em casa
[…] Plantas para ambiente interno: conheça 15 espécies lindas e fáceis de cuidar […]
[…] a planta aprecia luz solar e precisa de 4 a 6 horas de sol direto diariamente. Em ambientes internos, faça o cultivo próximo às […]
[…] pode ficar tanto no jardim como dentro de casa, já que se adapta bem tanto em áreas externas como internas. No entanto, a especialista lembra que dentro de casa, a plantinha deve ser mantida próxima à […]
[…] decoração, a samambaia se mostra versátil e pode ocupar diversos ambientes da casa, desde que eles sejam bem iluminados. A espécie fica linda, por exemplo, em vasos suspensos, em […]